Pesquisar
Close this search box.

À La Carte | Festival Volta ao Mundo: Suíça 2022

Festival Volta ao Mundo: Suíça 2022

Em 2022, acontece uma nova edição do festival Volta ao Mundo: Suíça, entre 21 de julho e 3 de agosto. A realização é da plataforma de streaming À La Carte, em parceria com a Swiss Film Foundation.

A mostra reúne sete filmes, cinco deles inéditos no Brasil. A maioria tem direção de cineastas estreantes.

Estreantes

Sami, Joe e Eu (Sami, Joe und ich), de 2020, é o primeiro longa da suíça Karin Heberlein. O filme venceu o prêmio do Júri Juvenil do Festival de Chicago como Melhor Longa em live-action. Conta a história de três garotas de espírito livre que lidam com as duras realidades da vida após o fim dos estudos. As protagonistas são as atrizes estreantes Astrit Alihajdaraj, Oscar Bingisser e Karim Daoud. (foto/divulgação)

De Peixes e Homens (Von Fischen und Menschen, 2020) é o primeiro longa de Stefanie Klemm. Ganhou o prêmio especial da Academia no Festival de Cinema da Suíça. Traz a história de uma mulher solteira (Viviana Aliberti), mãe de uma menina, que administra um pesqueiro em uma fazenda. Um dia ela conhece um rapaz e logo acha que encontrou um assistente confiável para aliviar o seu trabalho árduo, e sua filhinha também se encanta por ele.

Zahorí (2021), primeiro longa de Marí Alessandrini, foi um dos vencedores do prêmio The Films After Tomorrow, do Festival de Locarno. A história acompanha Mora, uma menina de 13 anos que se rebela contra tudo, em busca de seu sonho de liberdade junto à natureza selvagem.

Não-estreantes

A comédia Minha Maravilhosa Wanda (Wanda, mein Wunder), de 2020, é o sexto longa dirigido pela cineasta e roteirista Bettina Oberli. O filme recebeu o Prêmio do Público no Festival de Vancouver. Agnieszka Grochowska interpreta Wanda, uma empregada doméstica polonesa, que se dedica inteiramente a uma família suíça para a qual trabalha. Mas, de tanto ver sua vida se misturar com a dos patrões, ela já não consegue mais distinguir limites entre os dois mundos.

Atlas (2021) é o segundo longa ficcional dirigido por Niccolò Castelli. Por esse filme, a italiana Matilda De Angelis venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Taormina. Ela faz uma alpinista que sobreviveu a um ataque terrorista que matou três de seus amigos. A história se baseia na explosão de uma bomba em um café no Marrocos, em 28 de abril de 2011.

O cineasta consagrado Fredi M. Murer marca presença no Festival Volta ao Mundo: Suíça com dois filmes. Fogo na Montanha (Höhenfeuer, 1985) foi a obra vencedora do prêmio de Melhor Filme no Festival de Locarno e representou a Suíça no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme acompanha a convivência de uma família que vive isolada nos Alpes Suíços, enfrentando os desafios das intempéries climáticas e o crescimento de filho, surdo de nascença. Vitus (2006), vencedor do prêmio do Público no Festival de Chicago, conta a história de um menino prodígio cujos pais querem que ele se torne um grande pianista.

Serviço:

Festival Volta ao Mundo: Suíça

De 21 de julho e 3 de agosto de 2022

Disponível na plataforma de streaming www.belasartesalacarte.com.br

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo