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Roma (filme)
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Roma

Avaliação:
10/10

10/10

Crítica | Ficha técnica

O filme Roma acompanha um recorte na vida de Cleo (Yalitza Aparicio). Ela é uma empregada doméstica de origem indígena no bairro de Colonia Roma na Cidade do México, em 1970. Seus patrões de classe média têm quatro filhos pequenos, e ainda a mãe de Sofía e mais uma empregada moram no local.

As crianças possuem um carinho imenso com Cleo, mas sua patroa a trata friamente. Enquanto Cleo vive o drama de ficar grávida e ver o namorado a abandonar, ainda testemunha também o desmoronamento do casamento de sua patroa Sofía (Marina de Tavira). O marido dela foge de casa alegando que parte em uma viagem de negócios.

O filme, produzido pela Netflix, possui uma fotografia exuberante, filmado em 65 mm. Alfonso Cuarón, além de diretor e roteirista, é também o cinegrafista. A história se baseia em suas memórias de infância. O cineasta mexicano, sempre muito estiloso, utiliza planos longos e movimenta a câmera sempre lateralmente, seja em cima de trilhos ou panorâmicas sobre o seu próprio eixo. Quando faz uma tomada em plena luz do dia, deixa na lente pontos de reflexo que normalmente os fotógrafos consideram um erro.

E a opção pelas lentes de 65 mm aumenta os detalhes e resulta em detalhes não planejados. Por exemplo, amplia as narinas da atriz Marina de Tavira, a ponto de parecer que ela está com hemorragia nasal quando se despede do marido. Em mais de uma cena, Cuarón prefere deixar a câmera fixa e enquadra os personagens atrás de portas ou paredes que criam uma camada de moldura. Aliás, como fazia o cineasta Yasujiro Ozu, em cuja filmografia, aliás, predominavam os dramas cotidianos, tal qual esse de Cleo.

A simplicidade de Cleo

Aos poucos, a simplicidade de Cleo nos atrai. Ela sofre as durezas de sua vida sem reclamar, e quando ela experimenta uma dura perda, sofremos junto com ela. A câmera, nesta cena delicada, coloca Cleo em primeiro plano, e seu bebê ao fundo, com desfoque. Um pouco antes, na mesma sequência, o ex-namorado de Cleo, Fermin (Jorge Antonio Guerrero), é flagrado por ela como membro de um grupo nacionalista que mata um manifestante que protestava nas ruas.

O contraste entre o nascimento do bebê e essa morte se repete também na cena em que a mãe anuncia aos filhos que o pai foi embora, que é logo seguida por um plano que os mostra tomando sorvete enquanto um casamento acontece no fundo. Enquanto um casamento se desfaz, outro começa.

A cena inicial do filme Roma, durante os créditos, é um plano de cima para baixo, que filma o piso da garagem da casa de classe média, constantemente sujo pelas fezes do cachorro. Surge Cleo, lavando o local, e um avião aparece refletido na água do chão. Durante o filme, a câmera em plongée deixa lugar para as constantes movimentações laterais, que parecem afirmar que nada mudará na vida de Cleo.

Transformação

Porém, o drama vivido por Cleo no hospital e seu ato de bravura na praia, salvando os filhos da patroa, a transformam dentro desse panorama realista. O mesmo acontece com Sofía, que não esmorece quando seu marido a abandona. Compra um carro menor, que cabe sem sufoco na garagem da casa. Afinal, o marido leva tudo que há de material, mas deixa os filhos. Sintomaticamente, leva as estantes da casa, mas deixa os livros que são vitais para Sofía, que é professora, e que passa a tratar Cleo com um sincero carinho.

E a mudança de Cleo acontece na cena final, quando ela sobe a escada para estender as roupas e a câmera. Pela primeira vez no filme, faz um movimento vertical para cima, e não lateralmente como nos outros momentos. Agora, vemos um avião passar voando no céu, contrapondo à cena de abertura quando o avião era visto refletido na água.

Roma é um filme distinto, pela sua beleza formal, com fotografia única, pelo seu ritmo desacelerado. E, também por levar o espectador para muito próximo dos personagens, perto de sua essência. Afinal, lembra-nos que o essencial não são as estantes. Levem as estantes, mas deixem os livros.

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Ficha técnica:

Roma (Roma, 2018) México/EUA. 135 min. Dir/Rot: Alfonso Cuarón. Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy García García, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta, Marco Graf, Daniela Demesa, Verónica García, Fernando Grediaga, Jorge Antonio Guerrero, José Manuel Guerrero Mendoza.

Distribuição: Netflix

Lista de ganhadores do Oscar 2019

Onde assistir:
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