FILMES QUE ENTRARAM HOJE NO CATÁLOGO DO BELAS ARTES À LA CARTE

A Copa (filme)

Mantendo a tradição dos cinemas de estrear filmes nas quintas feiras, a plataforma de streaming Belas Artes à la Carte incluiu hoje quatro novos títulos ao seu catálogo. Conheça quais são esses filmes.

Longe Dela (Away from Her, 2006) Canadá/Reino Unido/EUA.  110 min. 14 anos. Direção: Sarah Polley. Elenco: Julie Christie, Michael Murphy e Gordon Pinsent.

Sinopse: Grant e Fiona formam um casal feliz, que tem sua vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com o mal de Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna numa clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. Fiona está agora afeiçoada por Aubrey, outro paciente da clínica, o que faz com que Grant tenha que se contentar com sua nova condição de amigo ao mesmo tempo em que tenta ajudá-la a se lembrar do passado.

Indicado ao Oscar 2008 nas categorias de Melhor Atriz (Julie Christie) e Melhor Roteiro Adaptado. Este é o longa de estreia da atriz canadense Sarah Polley como diretora, após ela ter se tornado famosa atuando em filmes como O Doce Amanhã (1997), de Atom Egoyan, Minha Vida Sem Mim (2003) e A Vida Secreta das Palavras (2005), ambos de Isabel Coixet. A atriz Julie Christie recusou o papel por diversas vezes, ao longo de um ano, até ser convencida pela determinação de Sarah Polley, que havia escrito o roteiro especialmente para ela.


O Amigo Americano

(Der amerikanische Freund, 1977) Alemanha/França. 125 min. 14 anos.

Direção: Wim Wenders. Elenco: Dennis Hopper, Bruno Ganz e Lisa Kreuzer.

Sinopse: Um expatriado americano, Tom, decide fazer parte de uma tentativa de assassinato para ganhar um dinheiro extra. Tudo o que Tom precisa fazer para ganhar a sua parte é encontrar um assassino em potencial que não irá abrir a boca. E o homem perfeito para o trabalho é Jonathan, um paciente de câncer terminal desesperado para deixar uma herança para sua família. Jonathan está longe de ser um pistoleiro de aluguel e o plano não sai exatamente como o esperado.

Baseado na obra da escritora americana Patricia Highsmith, cujo personagem Tom Ripley é o mesmo de outras obras famosas da autora já adaptadas para o cinema. Quando Wim Wenders chegou ao aeroporto para buscar Dennis Hopper, o ator tinha cabelos compridos, barba por fazer, feridas na pele e vestia uniforme militar: ele estava chegando diretamente das locações filipinas de Apocalypse Now. Os atores protagonistas Dennis Hopper e Bruno Ganz não se deram bem inicialmente e isso resultou em uma briga no set, mas, depois de uma noite bebendo juntos, acabaram os estranhamentos.


Perdas e Danos

(Damage, 1992) Reino Unido/França. 111 min. 14 anos. Direção: Louis Malle. Elenco: Jeremy Irons, Juliette Binoche e Miranda Richardson.

Sinopse: O político britânico Stephen está em um casamento sem graça, mas estável, com Ingrid. Quando Stephen conhece a noiva sedutora de seu filho, Anna, ele se apaixona e começa um romance intenso, mas perigoso com ela. Dizer que Anna está noiva de seu filho e que ela é assombrada por demônios pessoais não é suficiente para parar Stephen. Continuando a relação sórdida, Stephen luta para evitar a destruição de si mesmo e sua família.

Penúltimo filme do diretor francês Louis Malle (1932–1995), um dos fundadores da Nouvelle Vague. A atriz inglesa Miranda Richardson foi indicada ao Oscar 1993 de Melhor Atriz Coadjuvante, mas naquele ano a vencedora foi a americana Marisa Tomei por Meu Primo Vinny. A atriz francesa Isabelle Adjani foi originalmente escolhida para o principal papel feminino, mas recusou por questões de agenda, e a americana Jodie Foster, segunda opção, também não o aceitou por não se achar adequada para a personagem.


A Copa

(Phörpa, 1999) Butão/Austrália. 93 min. Livre. Direção: Khyentse Norbu. Elenco: Orgyen Tobgyal, Neten Chokling e Jamyang Lodro. (foto)

Sinopse: Orgyen é um jovem monge que tem uma grande paixão: o futebol. Em plena época da Copa do Mundo de 1998, ele faz de tudo para conseguir assistir as partidas das principais seleções do campeonato e, juntamente com seu amigo Lodo, tenta driblar a vigilância do mestre Geko.

O diretor Khyentse Norbu aprendeu sua profissão sendo assistente de Bernardo Bertolucci em O Pequeno Buda (1993). Primeiro filme produzido no Butão a ser lançado internacionalmente, A Copa foi escolhido para representar o país no Oscar 2000, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Os jogos de futebol apresentados no filme são da Copa do Mundo de 1998 na França. O primeiro jogo é a quartas de final entre França e Itália (a França venceu nos pênaltis), e o segundo é a final em Paris, onde a França venceu o Brasil por 3 a 0.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo