Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim é a versão em filme do game que leva o mesmo título principal, mas mais conhecido pela sua abreviatura FNAF. Produzido pela Blumhouse, representa o quarto filme da diretora Emma Tammi e conta com Josh Hutcherson (de Jogos Vorazes) no papel principal. Ou seja, não se trata de uma produção pequena, e sim de orçamento médio.

O enredo consegue construir bem o personagem principal, o que raramente acontece em adaptações de jogos. Mike (Hutcherson) sofre com um trauma do passado, pois quando ainda era criança, seu irmão mais novo foi levado enquanto ele o vigiava. Sua mãe morreu, e o pai se afastou da família, deixando Mike com a guarda da irmã pequena. Sem conseguir se concentrar direito, só consegue emprego como segurança noturno da Freddy Fazbear’s Pizza. Antes um local de sucesso, por causa dos seus bonecos animatrônicos, hoje o local está fechado. Mike percebe que ali ele dentro seus sonhos sobre o sequestro do irmão ficam mais vívidos, o que lhe dá esperança de, enfim, conseguir descobrir quem o levou.

Terror atenuado

A trama do filme em si mostra que esses bonecos possuem autonomia, e são assassinos. Nesse quesito, o longa se enfraquece. Talvez por mirar o público pré-adolescente, manera na violência. Há um ou outro detalhe mais sanguinolento, mas bem menos do que o gênero terror costuma apresentar. Como consequência, os bonecos também são pouco assustadores – e isso é crucial para que o filme também assuste pouco. Afinal, são eles que materializam o mal nesta produção. Um dos problemas, nesse ponto, está na dificuldade de os bonecos se movimentarem de forma perigosa.

Da mesma forma, alguns elementos macabros acabam atenuados. Um dos personagens explica que as crianças estão dentro dos bonecos, tanto a alma como o corpo, o que não parece fazer sentido. Seriam partes dilaceradas dos corpos? Não sabemos, pois o filme prefere, por causa do público-alvo, não mostrar um flashback desse processo. E seria um boneco para cada criança desaparecida? Se for isso, um deles teria o irmão de Mike. Enfim, a tarefa fica para os aficionados do game.

Para o público em geral, fica a sensação de que Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim possui um eficiente arco do protagonista, mas uma trama fácil de desvendar. Lembra até as estórias do Scooby-Doo, e talvez não seja coincidência que o elenco traga o ator Matthew Lillard, o Salsicha do live-action da animação. No entanto, o mais grave é que o filme não consegue assustar – nem com jump-scares, e muito menos com o seu tom.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim | Five Nights at Freddy’s | 2023 | EUA | 114 min | Direção: Emma Tammi | Roteiro: Scott Cawthon, Seth Cuddeback, Emma Tammi | Elenco: Josh Hutcherson, Elizabeth Lail, Piper Rubio, Kat Conner Sterling, Mary Stuart Masterson. Matthew Lillard.

Distribuição: Universal Pictures.

Assista ao trailer aqui.

Onde assistir:
Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim (filme)
Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim (cena do filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo