Fulci For Fake é um misto de ficção e documentário sobre a vida do diretor italiano Lucio Fulci, famoso por seus filmes de terror, e que morreu em 1996, aos 68 anos.
Documentário diferenciado
Fulci For Fake injeta alguma novidade no padrão dos documentários com entrevistas. Afinal, tem narração em primeira pessoa por um ator contratado para interpretar o cineasta Lucio Fulci em um suposto filme biográfico. Então, para conhecer melhor o personagem, esse ator vai atrás das pessoas com quem Fulci conviveu na vida pessoal e profissional.
Fato marcante, a esposa de Lucio Fulci cometeu suicídio, e deixou duas filhas pequenas para criar. E o filme teve o mérito de localizá-las e convencê-las a darem entrevistas. De um lado, Camilla, que tragicamente ficou paralítica após cair de um cavalo, é quem mais aparece. Seus depoimentos revelam muito do diretor, pois ela chegou até a trabalhar com o pai. Já a caçula Antonella só surge por uns minutos na parte final do documentário.
Além da família, os amigos e companheiros de bastidores de Lucio Fulvi depõem no filme. Por exemplo, o compositor Fabio Frizzi, os atores Paolo Malco e Nicola Nocella, o diretor de fotografia Sergio Salvati e o diretor Michele Soavi.
Depoimentos
Com esses depoimentos, Fulci For Fake constrói um perfil completo de Lucio Fulvi como pessoa. Dessa forma dando luz a uma figura que se manteve avesso à notoriedade durante sua vida. De fato, o filme o apresenta com mais profundidade do que sua simples fama de ser impaciente quando trabalhava.
Sente-se, porém, a falta da abordagem de sua filmografia. Pelo menos, um pouco dessa lacuna se revolve pela entrevista a Davide Pulici. O crítico da revista Nocturno Cinema analisa brevemente sua obra. Faltam, também, trechos de seus filmes para ilustrar o trabalho de Fulci.
Mesmo assim, Fulci For Fake conduz uma agradável narrativa sobre um cineasta ainda pouco conhecido fora do circuito do cinema giallo.
Ficha técnica:
Fulci For Fake (Fulci For Fake, 2019) Reino Unido/Itália. 90 min. Dir/Rot: Simone Scafidi. Elenco: Sandro Bitetto, Fabio Frizzi, Antonella Fulci, Camilla Fulci, Lucio Fulci, Paolo Malco, Sergio Salvati, Nicola Nocella, David Pulici, Michele Romagnoli, Sergio Salvati, Michele Soavi, Berenice Sparano, Martina Troni, Enrico Vanzina.