Garoto dos Céus está na pré-lista de indicados ao Oscar de Melhor Filme em Estrangeiro representando a Suécia. Na verdade, é uma coprodução dirigida pelo sueco Tarik Saleh, responsável por The Nile Hilton Incident (2017) e Contrato de Risco (The Contractor, 2022), entre outros. A trama envolve uma conspiração político-religiosa para escolher o novo Grande Ímã muçulmano após a morte de seu antecessor. O protagonista, o jovem Adam, cai de gaiato no meio desse perigoso jogo.
Adam é um pescador de uma pequena província que consegue uma bolsa de estudos para a conceituada Universidade Al-Azhar no Cairo. Lá dentro, se torna o novo informante do Estado e se infiltra na facção do candidato concorrente. Logo, descobre que entrou num caminho sem volta, e se vê obrigado a praticar atos contra a sua vontade. A princípio, seduzido pela possibilidade de ajudar a sua família. Porém, depois, para que ela não sofra. O problema do filme é que, com isso, fica difícil o espectador sentir empatia por esse personagem que vira joguete nas mãos dos poderosos. A intenção é apresentar uma surpreendente reviravolta do protagonista, que acaba encontrando uma solução sensata para o impasse dos seus superiores. Mas, de onde veio toda essa repentina sabedoria? O enredo falha em prover essa explicação.
A direção
Pelo menos, Garoto dos Céus acerta no tom. Nada de heroísmo barato, de trilha sonora épica ou cenas de ação ou violência apelativas. Tudo acontece mesmo nos bastidores dos conluios, como a trama pede. A perspectiva sisuda é talvez o único acerto do filme, mas que também tem o efeito colateral de nunca empolgar.
O diretor Tarik Saleh assim defende suas escolhas: “Estou interessado em cinema de gênero, aquele que estabelece um contrato entre o diretor e seu público. Mas se eu digo que Garoto Dos Céus é um suspense, o público cria certas expectativas. Eu gosto de subverter também essas expectativas, destruir os clichês do gênero trazendo a realidade à tona, o que me faz perde o controle da história, e é isso que me agrada.”
___________________________________________
Ficha técnica:
Garoto dos Céus | Walad Min Al Janna / Boy From Heaven / Cairo Conspiracy | 2022 | 126 min | Suécia, França, Finlândia, Dinamarca | Direção e roteiro: Tarik Saleh | Elenco: Tawfeek Barhom, Fares Fares, Mohammad Bakri, Makram Khoury, Mehdi Dehbi, Sherwan Haji, Ahmed Laissaoui.
Distribuição: Pandora Filmes.