Poster do filme "Greice"
[seo_header]
[seo_footer]

Greice

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

A protagonista do filme Greice mente compulsivamente. Mente tanto que inventa histórias para escrever em seu diário. Poderia, com facilidade, ser uma personagem caricata e irritante. Mas, o diretor e roteirista Leonardo Mouramateus consegue a proeza de fazer dela uma pessoa encantadora.

Tudo na vida de Greice (interpretada pela atriz estreante Amandyra) tem alguma mentira envolvida. Ela mora em Portugal, estuda na Faculdade de Belas Artes e trabalha numa barraca de comidas. Porém, seu visto de turista não permite que ela exerça nenhuma dessas atividades. Além disso, ela trabalha como maquiadora de uma cantora chamada Cléa (Isabél Zuaa). Num dia de extremo calor em Lisboa, ela consegue dar um jeito de nadar numa piscina de uma mansão, alegando que está testando o imóvel para usar como locação de um videoclipe de Cléa. Acaba se apaixonando pelo dono da casa, Afonso (Mauro Soares), com quem inicia um namoro.

Contudo, numa noite em que uma festa de calouros resulta na destruição de uma obra de arte, o casal briga. Por causa do prejuízo, os dois são suspensos da faculdade. Esses dois motivos (e mais a necessidade de renovar o visto) levam Greice de volta ao Brasil e se hospeda num hotel em Fortaleza, onde ela sempre morou. Ainda mentindo muito, esconde de sua mãe que está na cidade, e ainda faz uma prima invadir a casa dela para pegar os documentos que precisa para pedir um novo visto. Enfim, uma sucessão divertida de lorotas, alguma delas com a cumplicidade de Enrique (Dipas), o funcionário bisbilhoteiro do hotel.

Mentiras inspiradoras

O filme brinca todo o tempo com o costume de mentir da personagem principal. Em certo trecho, enquanto fala com a mãe ao telefone, ela está com uma máscara de tratamento de beleza – o rosto escondido enfatizando suas falsas verdades. As fusões que abrem e fecham o flashback que revela a verdade sobre a obra arruinada na faculdade são também um recurso fundamentado na ilusão (por um breve segundo engana o espectador que se vê transportado para outra cena sem ter percebido). Mas, o detalhe mais genial do roteiro sobre o tema da mentira está no fato de que é justamente um quadro falso que acaba livrando a barra para Greice. Sem contar, ainda, o final meio fantástico, meio absurdo, que lança suspeitas de que Enrique seria o maior mentiroso dessa história.

O filme tem suas fraquezas. Por exemplo, a inserção de uma dancinha de tik tok, que tem se tornado repetitivo no cinema brasileiro. E a crítica ao racismo – especificamente, a violência policial – no sonho que faz Greice acordar chorando. São dois pontos que os realizadores devem ter considerado necessário colocar no filme, mas que fogem da narrativa principal.

No mais, Greice é um filme cativante como a sua protagonista. Sem mentiras, um dos melhores brasileiros de 2024.

___________________________________________

Ficha técnica:

Greice | 2024 | Brasil | 110 min | Direção: Leonardo Mouramateus | Roteiro: Leonardo Mouramateus | Elenco: Amandyra, Mauro Soares, Felipe De Paula, Luara Raio, Bruna Pessoa, Isabél Zuaa, Lucas Galvino, Dipas.

Distribuição: Vitrine Filmes.

O filme Greice estreia nos cinemas em 18 de julho de 2024.

Assista ao trailer aqui.

Onde assistir:
Cena do filme "Greice"
Cena do filme "Greice"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo