Homecoming (série)
[seo_header]
[seo_footer]

Homecoming: De Volta à Pátria

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Homecoming: De Volta à Pátria impressiona por seu preciosismo no planejamento da arquitetura de suas cenas. Além disso, esse recurso se alinha inteligentemente com sua narrativa, dessa forma instigando o espectador a montar o quebra-cabeças de sua trama.

A estória coloca Julia Roberts como Heidi Bergman. Ela é a administradora de um programa de recuperação de soldados que retornam do campo de batalha com traumas. Mas o seu paciente preferido, Walter Cruz (Stephan James), desconfia de algo sinistro nesse empreendimento, pois os ex-combatentes não podem sair livremente do local.

Em paralelo, acompanhamos Heidi nos dias de hoje. E ela estranhamente não se lembra de ter trabalhado no programa de Homecoming, quando é abordada pelo agente federal Thomas Carrasco (Shea Whigham).

Rigor Formal

Homecoming: De Volta à Pátria apresenta um rigor formal que não é comum em séries. Isso pode ser explicado pelo fato de essa produção da Amazon Studios não contar com diretores que se revezam a cada episódio. De fato, todos os seus dez episódios da primeira temporada são dirigidos somente por uma só pessoa. E, ainda mais, por um de seus criadores, Sam Esmail, que é o responsável por outra série muito elogiada, Mr. Robot.

Fica evidente que Esmail planeja os enquadramentos de cada cena antecipadamente. Observamos repetidos planos com a câmera posicionada de cima para baixo. Isso cria, assim, um aspecto geométrico que reforça a ideia de um esquema racionalmente estruturado para que o programa Homecoming funcione. Uma sequência em especial ilustra o talento do diretor. Nesse sentido, um dos episódios se inicia no campo, com a colheita de uma fruta vermelha. Então, os planos subsequentes revelam a logística até ela chegar ao seu destino, que é a instalação da empresa que realiza o Homecoming.

Os créditos finais de cada episódio de Homecoming: De Volta à Pátria também demonstram a capacidade de criar recursos que conduzem o espectador e se alinham à narrativa. No encerramento de cada capítulo, a câmera continua ligada e permanece fixa na posição que estava na última cena. Com essa sacada esperta, o diretor Esmail induz o espectador a continuar assistindo até que a cena seja cortada. Afinal, ninguém quer perder alguma informação essencial que pode levar à solução do quebra-cabeças que a série está criando. Analogamente, isso coloca o público na mesma posição do personagem Thomas Carrasco, que luta para descobrir o mistério do programa Homecoming.

Aspecto da tela

No entanto, talvez o mais genial em Homecoming: De Volta à Pátria é o recurso do aspecto da tela. As cenas do passado estão em formato 16:9, que é o padrão widescreen, e aquelas do presente em 1:1, que é uma tela quadrada, deixando barras pretas nas laterais. A princípio, parece uma forma de distinguir o que é flashback do que acontece agora. Porém, descobriremos que é muito mais que isso.

Quando a tela está em 1:1, significa que Heidi (Julia Roberts) não consegue se lembrar do que aconteceu quando era administradora do Homecoming. Então, essas memórias apagadas são representadas pelas barras pretas laterais. Nos flashbacks, em widescreen, nenhuma memória sua está apagada, portanto a imagem preenche a tela inteira. Isso fica evidente quando a série mostra o exato momento em que ela perde a lembrança, e a parte visível da tela se encolhe.

De forma mais sutil, vemos em alguns trechos que uma pequena parte da tela está com a imagem desfocada, representando alguns lapsos de memória com que as personagens convivem. E o nome da personagem de Julia Roberts, também, não deve ter sido escolhido aleatoriamente. Heidi, em sua fonética original em alemão, se assemelha ao verbo “to hide”, que inglês significa “esconder”.

Conclusão

Por fim, na conclusão da série, fica uma pista de que Walter Cruz não perdeu sua memória. Pelo menos, não totalmente, porque ele repete a brincadeira que fez no consultório de Heidi, que tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Nesse intuito, ela tira do alinhamento os talheres que ela arrumou na mesa da lanchonete.

Homecoming: De Volta à Pátria já ganhou uma segunda temporada, com Janelle Monáe no papel principal. Os sete episódios chegarão aos poucos à Prime Video.


Ficha técnica:

Homecoming: De Volta à Pátria (Homecoming, 2018) 1ª Temporada. EUA. 30 min. Criado por Micah Bloomberg, Eli Horowitz, Sam Esmail. Elenco: Julia Roberts, Stephan James, Bobby Cannavale, Hong Chau, Alex Kapovsky, Sissy Spacek, Shea Whigan, Ayden Mayeri, Brooke Bloom, Billy Stevenson, Marianne Jean-Baptiste, Dermot Mulhoney.

Onde assistir:
Homecoming Temporada 1
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo