Iecine abre inscrições para oficina de Direção Fotográfica

Iecine - Oficina de Direção Fotográfica

A Iecine (Instituto Estadual de Cinema) promove a oficina de Direção Fotográfica, atividade gratuita e online para todo o Brasil que acontece de 19 a 28 de abril de 2022.

É mais uma oficina de capacitação profissional do projeto Revelando o Rio Grande, uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

A atividade conta com o apoio da Cinemateca Paulo Amorim (instituição da Sedac), do Sistema Estadual de Cultura. O instrutor será o diretor de fotografia, Bruno Polidoro.

Interessados podem se matricular gratuitamente até o dia 18 de abril, pelo link na bio do Instagram @ieciners.

Os encontros ocorrem virtualmente pela plataforma Zoom, de 19 a 28 de abril (de segunda a sábado), das 9h às 12h30min, e no sábado, das 9h às 12h30min e das 14h às 16h.

No curso, Polidoro pretende unir explanação teórica, com apresentação de frames e imagens de referência, integrando prática e reflexão. Os alunos terão a oportunidade de aprofundar o pensar a imagem cinematográfica, assim como executar filmagens e gravações, operar equipamentos e trabalhar a construção de desenhos de luz.

Os objetivos da oficina são a apresentação teórica da fotografia cinematográfica e a instrumentalização dos estudantes através da prática, para o fazer fílmico.

“O curso é uma introdução à direção de fotografia, voltado tanto para quem quer começar a realizar, como para quem deseja se aprofundar, entender melhor as imagens que assiste e perceber a direção de fotografia no nosso cotidiano”, destaca Bruno.

Programa:
  • Aula 1 – 19/04 – Apresentação da turma, cronograma de atividades, percepções da luz no cotidiano e na arte
  • Aula 2 – 20/04 – As etapas de atuação da fotografia: da concepção às telas
  • Aula 3 – 22/04 – A equipe de fotografia: diversas estruturas e estéticas
  • Aula 4 – 23/04 (manhã e tarde) – Fontes de luz: compreender as naturezas, direções e intensidades. Exercício de desenho de luz
  • Aula 5 – 25/04 – Conversa sobre os exercícios visuais realizados pela turma. Como ler um roteiro com um olhar fotográfico? Análise e produção de um conceito de fotografia
  • Aula 6 – 26/04 -Estudo de casos: fotografia na ficção. Concepção, etapas e decisões, relação com os demais departamentos. *Aula com convidados
  • Aula 7 – 27/04 – Estudo de casos: fotografia documental. Concepção e finalização de imagem. *Aula com convidados
  • Aula 8 – 28/04 – O futuro da fotografia: como produzir e ver as imagens do amanhã?. *Aula com convidados
Serviço:

Oficina Direção Fotográfica – Primeiros Olhares com Bruno Polidoro
Online e gratuito para todo o Brasil pela plataforma Zoom;
gratuitamente até o dia 18 de abril, pelo link na bio do Instagram @ieciners.
De 19/04 a 28/04 (de segunda a sábado), das 9h às 12h30, e no sábado, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h.

Ministrante

Bruno Polidoro é graduado em Realização Audiovisual e mestre em Comunicação pela Unisinos. Atua há quinze anos como diretor de fotografia em filmes, videoartes e séries. Fotografou 18 longas-metragens, que estrearam em importantes festivais como Sundance (A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase, 2021), IDFA: International Documentary FilmFestival Amsterdam (5 Casas, de Bruno Gularte Barreto, 2020), PÖFF: Tallinn Black Nights (A Colmeia, de Gilson Vargas, 2019), IFFI: International Film Festival of India (A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira, 2021), e Chicago Latino Film Festival (Legalidade, de Zeca Brito, 2019).

Bruno recebeu mais de 20 prêmios de melhor fotografia em festivais, com destaque para os seis recebidos no Festival de Cinema de Gramado. Também fotografou a série O Ninho, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (Outfest Los Angeles 2016 – International Special Mention, New York LGBTQ Film Festival); Horizonte B, de Emiliano Cunha (série exibida na Netflix); as três temporadas de Grandes Cenas, dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno; Afinal, quem é Deus?, de Thaís Fernandes (2020 – Prix Jeunesse International); e curtas como A Pedra, de Iuli Gerbase (2018 – Festival de Havana). Mais recentemente, finalizou a série internacional Travessias, dirigida por Gilson Vargas, e filmada nos 5 continentes.

Compartilhe esse texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo