Poster do filme "Informante"
[seo_header]
[seo_footer]

Informante

Avaliação:
4,5/10

4,5/10

Crítica | Ficha técnica

O que se salva em Informante (Confidential Informant) é sua cara de filme policial dos anos 1990 – pelo menos para quem curte a produção dessa época. Isso significa que encontramos nele uma fotografia feia, embora em alguns trechos busque o estilo noir no uso das sombras e dos enquadramentos inclinados. Mais característicos ainda são as cenas de ação com música alta, câmera agitada e lutas básicas que não requerem muito ensaio. Inclua aí, também, a nudez feminina em inferninhos.

Além disso, o filme conta também com a presença de Mel Gibson, astro da época. Mas, desta vez, sua participação se restringe a poucos trechos, quase todos filmados dentro da delegacia, fazendo o serviço burocrático de seu cargo de tenente. Portanto, não espere vê-lo no meio da ação.

Os protagonistas, de fato, são os detetives Tom Moran (Dominic Purcell) e Michael Thornton (Nick Stahl), este o narrador do filme. O enredo se passa em 1995, em Nova York. Os dois fazem parte de uma estirpe marcada pelo passado recente no front da guerra. Por isso, possuem fantasmas que os atormentam, e uma visão diferente sobre a rotina policial. Michael, assim, é solteiro, alcoólatra, drogado e frequentador de uma casa de strippers, onde tem uma prostituta que lhe faz companhia à noite. Já Moran conseguiu se estabilizar. Tem esposa e um filho pequeno, porém, está com um câncer terminal.

Causa e consequência

Então, com um pé no melodrama, Informante se divide em duas partes. A primeira trata do esquema de Moran de forçar sua morte em serviço. Como uma conversa de bar ensina, dessa forma sua família poderá receber uma pensão integral, e ainda uma ajuda do sindicato. O plano envolve um dos informantes da dupla, um drogado que está morrendo de AIDS. Ele também quer morrer logo, desde que esses policiais enviem dinheiro para a esposa dele.

Depois da conclusão dessa parte, o filme acompanha a investigação da corregedoria para descobrir esse esquema. Como nós espectadores conhecemos os motivos que levaram Moran e Michael ao desvio de conduta, a torcida pesa para que a dupla saia ilesa. É o que os realizadores querem, já que a conclusão defende um corporativismo entre os policiais, que são mal pagos e se arriscam a morrer e deixar a família na miséria.

O roteiro de Informante também possui seus méritos. Constrói uma base dramática forte, que torna compreensíveis as medidas radicais que os protagonistas tomam. No entanto, o diretor Michael Oblowitz não consegue dar vazão a essas ideias. Para começar, insere um flash forward inútil, que se repete na parte final. Além disso, não tem coragem de investir no estilo neo noir, como parece indicar em alguns momentos. A própria referência aos anos 90 agradaria mais se apresentasse mais consistência.

___________________________________________

Ficha técnica de “Informante”:

Informante | Confidential Informant | 2023 | 88 min | EUA | Direção: Michael Oblowitz | Roteiro: Michael Kaycheck, Michael Oblowitz, Brooke Nasser | Elenco: Mel Gibson, Dominic Purcell, Nick Stahl, Kate Bosworth, Erik Valdez, Russell Richardson, Jon Lindstrom, Meadow Williams, Arielle Raycene.

Onde assistir:
Mel Gibson em cena do filme "Informante"
Mel Gibson em cena do filme "Informante"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo