Inspira, de Patrícia Travassos | Sessão gratuita na Cinemateca

Equipe do filme "Inspira"

Inspira, de Patricia Travassos, convida personalidades a um mergulho sobre as conexões humanas e as transformações do mundo contemporâneo. O longa terá sua primeira sessão aberta ao público na Cinemateca Brasileira, no dia 06 de junho, às 19h30. A exibição é gratuita. A produção do documentário é assinada pela Prosa Press.

É o mundo de delicadas conexões e profundas transformações que investiga o documentário Inspira, da cineasta e jornalista Patricia Travassos, com as reflexões de algumas das personalidades mais inspiradores do cenário brasileiro atual, como Ailton Krenak, OSGEMEOS, Thiago Ventura, Lenine, Clarice Niskier, Itamar Vieira Junior, Julia Rocha, entre outros.

“Cada vez mais, acredito que o primeiro passo para a inovação tem a ver com as conexões humanas, com a atitude de aprender com o outro e de se abrir para novas perspectivas de olhar para o mundo. Para mim, os encontros são capazes de nos transformar, mudar nossos caminhos e decisões”, explica a diretora, especialista em inovação, que reflete em suas obras sobre o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas e relacionamentos humanos.

Reunindo sotaques, universos de atuação e cenários em geografias de norte a sul do país, o filme Inspira é, segundo Travassos, “um estímulo pra gente refletir sobre as referências que estão por trás da essência de cada um. Estamos todos conectados e, a partir da nossa consciência individual, somos capazes de impactar o pensamento coletivo.” O elenco do filme inclui ainda a pernambucana Flaira Ferro, a gaúcha Marcia Barbosa e a mineira Paola Antonini.

O documentário estimula a aspirar por mudanças na sociedade a partir dos depoimentos dos personagens. “Eu cresci num lugar em que, para serem ouvidas, as pessoas não precisavam gritar. Uma comunicação amorosa com o mundo é valorizada como um saber. Uma comunicação que inspira talvez seja aquela comunicação que é agradável de ouvir, de experimentar”, reflete Krenak logo na abertura do filme.

Com isso em mente, Travassos constrói um filme com profunda ressonância com o tempo presente. Ela conta que, com esse trabalho, descobriu a potência da confluência que pode existir nas diferenças: “Somos resultado de nossas múltiplas referências culturais e, a partir dos encontros, somos capazes de multiplicar nossos valores, crenças e pensamentos.”

Atualmente, ela faz parte do time de Especialistas da CNN Brasil e é diretora do Programa Projeto Upload, exibido na faixa CNN Brasil Soft, e essa experiência como jornalista foi fundamental para fazer Inspira. “Assim como os personagens do filme, mergulhei nas minhas próprias inspirações pessoais e descobri que sou resultado das inúmeras histórias que venho ouvindo dos meus entrevistados ao longo dos meus mais de 20 anos de carreira.”

Com a curiosidade e interesse de uma jornalista, Patricia Travassos nos conduz numa visita ao universo de cada entrevistado e entrevistada, contextualizando a origem de seus propósitos e o processo de transformação deles e delas em “sujeitos coletivos”.   O racismo, o feminismo, a ancestralidade, as causas ambientais, de inclusão e até mesmo a cura de miopias sociais também são temas abordados na obra.

“Durante as gravações, a nossa história foi ganhando diferentes camadas narrativas. Partimos de 10 personalidades inspiradoras, suas histórias individuais e os grandes temas que mais as inspiravam. Chegamos a um pensamento plural. A ideia de trazer a água como fio condutor da narrativa foi mais um marco no nosso processo”, lembra Travassos.

Foi inspirada numa pré-entrevista com Ailton Krenak que surgiu essa proposta de usar a água como fio condutor do filme. O filósofo indígena afirmou que, para ele, a humanidade compartilha de uma memória coletiva. E assim como as águas do mar, dos rios, da chuva ou das nascentes parecem diferentes, elas são essencialmente água e quando se juntam, viram correnteza. O filme se propõe a unir pessoas com pensamentos e atuações diversas, para que, juntas, possam refletir sobre a força das conexões humanas.

A montagem, assinada por Guta Pacheco, cria conexões e diálogos entre as personagens, traçando assim um vasto painel de perspectivas sobre a construção de uma sociedade melhor e mais justa.

“Queríamos conectar personagens diferentes, mas queríamos também que eles dialogassem e não fossem apresentados no documentário de forma blocada, separada. O maior desafio foi montar um quebra-cabeças que fizesse sentido em conjunto, sem deixar de valorizar a história individual de cada um”, afirma a diretora.

Em última instância, como o próprio título diz, esse é um documentário que inspira: “É um convite para o público se questionar sobre o impacto do seu papel individual no pensamento coletivo. Num momento de crise de humanidade que estamos vivendo, inspirar é tão fundamental quanto respirar!”

O filme foi realizado ao longo de quase dois anos, e as gravações, em formato 4K, de alta definição, aconteceram entre maio e agosto de 2021, nas cidades de Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Resplendor, Betim e Belo Horizonte (MG).

A produção seguiu todos os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19 e ninguém da equipe foi infectado no período das gravações. INSPIRA foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da 3M.

Serviço:

Sessão gratuita do filme Inspira: 06/06, às 19h30

Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo)

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

(foto: divulgação)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo