Pesquisar
Close this search box.
Interestelar (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Interestelar

Avaliação:
8/10

8/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Será que Batman foi para o espaço? Pelo menos, o diretor (Christopher Nolan) e os personagens Alfred (Michael Caine) e a Mulher-Gato (Anne Hathaway), da trilogia Cavaleiro das Trevas, sim. E as cenas de ação da ficção científica Interestelar também mantêm a mesma empolgação dos filmes do herói mascarado. O que não deixa de ser uma reconfortante descoberta, pois a outra incursão do diretor neste gênero, A Origem, era tão viajante que se tornava cansativa.

Narrativa não-linear

Desde que se tornou conhecido, com Amnésia (2000), Christopher Nolan (e seu irmão e parceiro de roteiro Jonathan), provou ser mestre em contar estórias de forma não linear. Da mesma forma, o jogo de quebra cabeças de Amnésia repete-se em Interestelar, sem ser, porém, a característica mais marcante da obra. Com isso, assistimos no novo filme cenas do passado e presente intercaladas, e assim conhecemos as revelações que farão sentido à história.

Aliás, esse recurso se encaixa na questão central da ficção cientifica do filme: a dimensão temporal. Ao descobrirem um buraco negro possível de ser atravessado, os cientistas enxergam nele uma solução para sobrevivência dos seres humanos, já que a Terra está sucumbindo à seca. Um grande problema é que o tempo na Terra passa proporcionalmente muito mais rápido do que além do buraco negro. Afinal, os cientistas que viajam para lá, como Cooper (Matthew MacConaughey) e Brand (Anne Hathaway), descobrem que, se retornarem para a Terra, encontrarão todos seus conhecidos envelhecidos. Nesse sentido, Cooper sente o drama ao acompanhar o envelhecimento de sua pequena filha, Murph.

Isolamento

Definitivamente, Interestelar deve ser assistido no cinema. De fato, somente a tela grande transmite a sensação da imensidão e isolamento do espaço, e claustrofobia consequente. Por outro lado, a ação propriamente dita começa após 30 minutos, período em que conhecemos os personagens, a situação do planeta e as descobertas científicas.

Quanto ao elenco, Matt Damon se destaca nas interpretações. Aqui, ele vive um vilão, Dr. Mann, desmistificando suas habituais atuações como mocinho. Adicionalmente, McConaughey e Hathaway provam novamente serem ótimos atores, e merecedores de suas estatuetas do Oscar. E, o mesmo pode ser dito de Jessica Chastain, ainda que apareça menos no filme.

Porém, há um erro de casting. A menina Mackenzie Foy possui a fisionomia de uma jovem Anne Hathaway. Mas, ela interpreta a personagem de Jessica Chastain quando criança, criando então certa confusão no espectador.

Por fim, Interestelar, lançado um ano após Gravidade, exalta a esperança de uma nova boa safra de bons filmes de ficção científica. Esperemos pelo próximo.


Interestelar (filme)
Interestelar (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo