Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "Ivan Vassilevich Muda de Profissão"
[seo_header]
[seo_footer]

Ivan Vassilevich Muda de Profissão

Avaliação:
6/10

6/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Acima de tudo, Ivan Vassilevich Muda de Profissão é uma comédia russa bem maluca. De fato, o filme traz muito besteirol, que provoca muitas gargalhadas na primeira parte. Porem, isso se repete durante o restante de sua duração, e, eventualmente, acaba perdendo a graça.

Logo de cara, Ivan Vassilevich Muda de Profissão apresenta muitas piadas hilárias, com montagem dinâmica e moderna e sem medo de abusar do nonsense. E boa parte da graça vem dos efeitos especiais primários, que criam gags visuais que ainda funcionam. Nesse sentido, o diretor Leonid Gaidai, especialista no gênero, ousa até quebrar a quarta parede. Assim, faz alguns personagens olharem para a câmera, arregimentando o espectador como cúmplice de suas tramas.

Baseada na peça de Mikhail A. Bulgakov, o filme é, essencialmente, uma fantasia onde Shurik inventa uma máquina do tempo e traz para o século 20 o czar Ivan, o Terrível, que, por coincidência, é sósia do vizinho de Shurik. Com isso, está armada uma grande confusão.

Apesar da trama bem bolada, as piadas que inicialmente geraram muitas gargalhadas se repetem demais. Principalmente, as várias correrias dos personagens em perseguição. E com isso o filme perde a fôlego e deixa de ser engraçado.

Por fim, o humor de Ivan Vassilevich Muda de Profissão lembra os primeiros filmes de Woody Allen, feitos na mesma época, como Um Assaltante Bem Trapalhão (1969). Era o tipo de comédia em alta naqueles anos, que hoje parecem infantis demais.


Cena do filme "Ivan Vassilevich Muda de Profissão"
Cena do filme "Ivan Vassilevich Muda de Profissão"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo