Jogos Mortais V mostra a origem do outro legatário do Jigsaw, cuja identidade foi revelada no filme anterior. Primeiro, logo no crime que aparece no prólogo, uma imitação malfeita (como o próprio serial killer diria depois) para incriminar o Jigsaw pela vingança perpetuada pelo detetive Mark Hoffman (Costas Mandylor) pelo assassinato de sua irmã. Depois, quando o próprio Jigsaw o captura para acertar as contas por essa encenação. Mas, o encontro acabará num acordo que coloca Hoffman como assistente de Jigsaw desde os jogos do primeiro filme.
Isso tudo entra no enredo como flashbacks, inseridos sem distinção e em diferentes pontos, propositalmente para confundir o espectador. Afinal, o exercício de dedicar atenção especial para desvendar a trama faz (e sempre fez) parte do jogo de quebra-cabeças da franquia. Dentro da história, a investigação fica por conta do agente Strahm (Scott Patterson) do FBI, que já estava no quarto filme, e de seu substituto Dan Erickson (Mark Rolston). Causa confusão no público, também, a semelhança entre os atores Costas Mandylor e Scott Patterson, que se parecem demais. Esta questão, provavelmente, não foi premeditada.
O jogo em si
Talvez para ter um motivo para colocar o Jigsaw (a sinistra figura do ator Tobin Bell) em cena, os flashbacks ocupam grande parte de Jogos Mortais 5. Mas, dessa forma, o desafio principal, que costumava ser a espinha dorsal dos enredos da franquia, parece relegado a uma prioridade secundária. E aí aparece o ponto fraco desse quinto filme.
No jogo dessa empreitada, quatro pessoas, todas desonestas de alguma forma, precisam passar por várias etapas nas quais uma acaba morrendo. Assim, entram as tradicionais imagens de violência explícita (que estão também no prólogo) que marcam a franquia. A exploração da tortura do auto sacrifício está presente, mas bem aquém da engenhosidade do filme original de 2004. A última fase do desafio, por sinal, é chocante mas pobre de ideias.
Jogos Mortais V marca a estreia na direção de David Hackl. Cauteloso, ele segue o que seu antecessor, Darren Lynn Bousman, vinha fazendo. Ou seja, nos momentos de tensão, usar a velocidade acelerada e o congelamento em no instante mais mórbido. Hackl continua dirigindo filmes que não empolgam, como Caçada Selvagem (Daughter of the Wolf, 2019) e Instinto Assassino (Dangerous, 2021).
___________________________________________
Ficha técnica:
Jogos Mortais V | Saw V | 2008 | 92 min | EUA, Canadá | Direção: David Hackl | Roteiro: Patrick Melton, Marcus Dunstan | Elenco: Tobin Bell, Costas Mandylor, Scott Patterson, Betsy Russell, Julie Benz, Meagan Good, Mark Rolston, Carlos Rota, Greg Bryk, Laura Gordon.