Jogos Mortais VI (Saw VI) se concentra em Mark Hoffman (Costas Mandylor), o outro sucessor de Jigsaw além de Amanda (Shawnee Smith). Porém, o roteiro não é muito favorável a ele. Desvenda uma ligação mais antiga e sensível dele com a vida de John Kramer (Tobin Bell). Mas se trata de uma revelação que acentua a aversão dos fãs da franquia a esse personagem que não emplacou.
Hoffman segue o mesmo preceito do seu mestre, ou seja, fazer justiça pelas próprias mãos através de sádicos jogos de escolha entre extrema dor e a morte. O problema é que ele não reúne o carisma do seu mentor, que é movido pela condição de doente terminal, uma fragilidade que o humaniza. Pelo contrário, Hoffman conta com as vantagens de ser um agente da lei.
Em Jogos Mortais 6, Hoffman se empenha em cumprir uma missão deixada pelo finado John Kramer. Assim, o principal desafio da vez reúne como vítimas aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que Kramer não conseguisse a aprovação de sua apólice de seguro de vida. Esta lhe foi negada justamente quando ele estava mais necessitado.
Direção do estreante Kevin Greutert
O filme marca a estreia do diretor Kevin Greutert na franquia, para a qual retornaria em duas novas ocasiões (Jogos Mortais: O Final [Saw 3D, 2010] e Jogos Mortais X [Saw X, 2023]). Sem mudar o estilo dos lançamentos anteriores, Greutert também exagera ao reforçar o grotesco, principalmente com entranhas à mostra. E, novamente, o nojento recebe maior prioridade que o torture porn do filme original. Como resultado, Jogos Mortais VI fica no mesmo nível de seu antecessor, Jogos Mortais V (Saw V, 2008), de David Hackl. A franquia já não tinha muito a render. Lançado com o slogan “O jogo completa seu ciclo.”, era para ser o último filme da franquia.
___________________________________________
Ficha técnica:
Jogos Mortais VI | Saw VI | 2009 | 90 min | Canadá, EUA, Austrália | Direção: Kevin Greutert | Roteiro: Patrick Melton, Marcus Dunstan | Elenco: Tobin Bell, Costas Mandylor, Mark Rolston, Betsy Russell, Shawnee Smith, Peter Outerbridge, Athenas Karkanis, Samantha Lemole, Tanedra Howard.