O Festival Varilux de Cinema Francês 2023 confirma sua realização em todo o país entre os dias 9 e 22 de novembro e o 6° LAB Franco-Brasileiro de Roteiros.
Programação de filmes
Em breve, o Festival Varilux divulgará os filmes desta edição. Provavelmente, com uma retrospectiva de algum artista francês.
LAB Franco-Brasileiro de Roteiros
A sexta edição do seu tradicional LAB Franco-Brasileiro de Roteiros tem parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual. As inscrições são gratuitas e seguem até dia 22 de setembro. Destinado a roteiristas, diretores e realizadores, a atividade propicia o desenvolvimento da escrita de projetos de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.
Coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França), o LAB terá como professores os roteiristas Corinne Klomp Claire Barré, Didier Lacoste, Jean-Marie Chavent, todos integrantes do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA).
Os 16 participantes selecionados se dividirão em quatro grupos para cinco dias de atividades. A formação será no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 10 de novembro. Inscreva-se pelo formulário https://variluxcinefrances.com, onde se encontra o regulamento e outras informações.
O LAB terá duas modalidades de roteiro de longa-metragem de ficção, original ou adaptado, e roteiro de série de ficção para televisão. O objetivo é explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática, acompanhar a escrita, explorar abordagens que facilitem a construção da história, orientar os autores ajudando-os a encontrarem suas particularidades e a construir uma narração. Já passaram pelo Laboratório de Roteiro nomes como Ana Rieper, Angelo Defanti, Estevão Ciavata, João Miguel, Sabrina Fidalgo e Wagner Assis.
Para outras informações sobre o Lab: [email protected] ou Nathalia Guinet no telefone (11) 941224180.
(fonte e foto: divulgação)