Pesquisar
Close this search box.
Lamento (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Lamento

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O filme Lamento mostra que quem chegou ao fundo do poço ainda pode descer ao inferno.

Nesse suspense brasileiro, Marco Ricca vive Elder, cuja existência é repleta de erros. Ele não soube cuidar do hotel que herdou do pai e nem de si mesmo. Mergulhou no vício das bebidas e das drogas, e o hotel acumulou dívidas impagáveis.

A trama

A história começa quando um advogado lhe entrega um contrato para comprar o hotel. Na verdade, tal qual um abutre, ele pretende mesmo é tomar o negócio de Elder, pois este nada receberá, por conta das dívidas. Ao mesmo tempo, chega um hóspede com uma mulher para passar a noite. Enquanto aumenta a angústia de Elder pela perda iminente do hotel, esses hóspedes começam a dar problema, com brigas, gritarias e quebra-quebra no quarto 31, onde estão.

Ao interceder. Elder descobre que os dois hóspedes estão se drogando. O reencontro com a origem de seus vícios, nesse momento em que está fragilizado por causa do hotel, leva Elder a uma recaída.

Enquanto lida com nova ameaças do advogado e da recusa da esposa em apoiá-lo novamente, uma segunda mulher misteriosa se junta ao grupo do quarto 31. E, depois, a primeira desaparece.

Suspense

Planos recorrentes dos corredores escuros do velho hotel, alinhados à trilha sonora no estilo Bernard Herrmann, constroem um suspense intenso, presente durante boa parte do filme. O rapaz do quarto 31 parece enlouquecido com as drogas, e o risco de uma tragédia acontecer parece cada vez maior. Porém, o protagonista Elder prefere não chamar a polícia. Aliás, ele assume uma atitude tal como vimos na abertura do filme, quando ele não ajuda uma prostituta trans agredida na frente do seu hotel.

Por outro lado, à parte o seu egoísmo, Elder não é culpado pelos crimes que acontecem ao seu redor, pelo menos até certo momento. Porém, ele perde a cabeça e passa a praticar atos que poderão incriminá-lo, como acontece nos filmes de Alfred Hitchcock. Logo, sua situação se torna cada vez pior, diante de atitudes desesperadas que até afastam a empatia do público pelo personagem.

A direção

Na verdade, a incursão no suspense em Lamento pode até remeter a Hitchcock, porém, o tema mais ousado, envolvendo sexo e drogas, o aproximam mais de Brian De Palma. Contudo, não no estilo de direção. Mas, mesmo sem a genialidade de De Palma, a dupla estreante, Claudio Bitencourt e Diego Lopes, produz alguns planos rebuscados, como as molduras formadas pela curiosa janela interna que divide o hall do hotel e o escritório de Elder. Ou, o enquadramento inclinado na casa do protagonista, quando ele tem a recaída nos seus vícios. Além disso, destaca-se, também, a fotografia, que assume tons diferentes conforme pede a trama.

Alguns detalhes da trama permanecem enigmáticos, mesmo após o fim do filme. Por exemplo, a ligação da mulher que desaparece no hotel com o advogado inescrupuloso. Mas, o suspense é consistente e intenso, o que permite relevar esses pormenores. Contudo, o único escorregão que causa desconforto é a escolha da canção que remete ao título do filme, que é uma MPB que destoa da cena em que está inserida.

Elenco

Marco Ricca constrói com convicção um personagem introspectivo em situação limite que perde o controle emocional. De fato, as drogas e o álcool o levam às piores decisões possíveis, mas o ator nunca apela para qualquer recurso que possa lhe tirar a autenticidade.

Em um papel pequeno, mas crucial para a existência do suspense no filme, está Diego Kozievitch, como o alucinado hóspede do quarto 31. Quando ele está em cena, traz com seu personagem um sentido de perigo, como uma bomba relógio prestes a explodir.

Ademais, destacam-se, também, Ilva Niño e Renet Lyon, como os funcionários do hotel, e Thaila Ayala, no papel da misteriosa garota de programa. E, em especial, Veronica Rodrigues como a esposa de Elder, figura que marca o único estandarte de sanidade neste universo enlouquecido. Por fim, Otávio Linhares faz o maior vilão desta história sem heróis, como o detestável advogado.

Lamento é uma estreia promissora da dupla de diretores, um eficiente suspense dentro do cinema de gênero.

___________________________________________

Ficha técnica:

Lamento (2021) Brasil. Direção: Diego Lopes e Claudio Bitencourt. Roteiro: Diego Lopes. Elenco Principal: Marco Ricca, Thaila Ayala, Veronica Rodrigues, Otavio Linhares, Ilva Niño, Renet Lyon, Diego Kozievitch, Camila Favero.

Distribuição: Moro Filmes.

Gostou? Então, saiba mais sobre o filme aqui.

Trailer:

Foto (divulgação/Créditos Nick Maftum)

Onde assistir:
Lamento (filme)
Lamento (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo