Poster do filme "Longe"
[seo_header]
[seo_footer]

Longe

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Antes de dirigir o belíssimo Flow (2024), Gints Zilbalodis realizou curtas metragens e um longa chamado Longe (Away).

Longe conta com uma pessoa como protagonista, e não apenas animais no filme como em Flow. Ele é um paraquedista que pula de um avião que está em queda. Sozinho num local deserto, ele inicia uma jornada até a cidade que se encontra na outra extremidade da ilha. Pilotando uma moto que ele encontra, ele é perseguido por um monstro misterioso – um ser místico que remete à obra de Hayao Miyazaki. O que esse gigante representa pode ser interpretado livremente, mas uma possibilidade forte é a morte que persegue o protagonista.

Os animais também fazem parte desse enredo. Um pássaro amarelo a quem o rapaz ajuda o acompanha em todo o trajeto. Um jabuti percorre o mesmo caminho, provando que se deve persistir sempre. Elefantes, outros pássaros e muitos gatos pretos (uma prévia do protagonista de Flow?) também surgem na trama aventuresca com muitos obstáculos.

Um filme visual

Aqui também Gints Zilbalodis não recorre a falas para contar a história, desafio que rende sempre muita força cinematográfica. Quanto à imagem, os traços dos desenhos não possuem contornos, característica marcante em Flow também. Mas, acima de tudo, as imagens mais impactantes estão nas sequências sobre o lago espelhado, que reflete tudo que está sobre ele. Um efeito difícil de reproduzir numa animação, que Longe executa de forma impressionante principalmente quando o motociclista atravessa o lago com pássaros brancos voando sobre ele. É tão extraordinário que uma foto dessa cena estampa o poster do filme.  

Longe revela o talento indiscutível do diretor e aqui também roteirista Gints Zilbalodis. A trama é um tanto simplória, mas o estilo da narrativa, o toque místico e os desenhos maravilhosos enriquecem a narrativa.

___________________________________________

Ficha técnica:

Longe | Away | 2019 | 75 min. | Letônia | Direção: Gints Zilbalodis | Roteiro: Gints Zilbalodis.

Onde assistir:
Cena do filme "Longe"
Cena do filme "Longe"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo