LOS LOBOS: filme retrata imigrantes mexicanos nos EUA

Los Lobos (filme)

O filme mexicano Los Lobos, premiado no Festival de Berlim, estreia nos cinemas no dia 16 de setembro de 2021. A distribuição é da Vitrine Filmes.

O longa teve sua premiére mundial na mostra Geração do Festival de Berlim, onde conquistou o Grande Prêmio do Júri Internacional para Melhor Filme. Já no Brasil Los Lobos recebeu o prêmio de Melhor Filme do 9º Festival Olhar de Cinema de Curitiba.

Los Lobos se inspira na história de vida do próprio diretor, Samuel Kishi Leopo. Sua trama acompanha os irmãos Maxy e Leo, que junto com sua mãe Lúcia, cruzam a fronteira do México com os Estados Unidos em busca de uma vida melhor.

“Quando eu tinha cinco anos, minha mãe deixou meu pai e levou eu e meu irmão de três anos para os EUA. Cruzamos a fronteira com visto de turistas ao declarar que íamos para a Disneylândia. Minha mãe não tinha nenhum emprego, não falava inglês e não tínhamos um lugar seguro para morar. Ao viajar às pressas, nossas posses eram apenas algumas roupas, alguns brinquedos e um gravador de fitas.”, conta o diretor Samuel Kishi Leopo sobre seu segundo longa-metragem.

A vida dentro de um apartamento

Assim, como na vida real, Lúcia encontra um lugar para ficar, de acordo com o pouco dinheiro que tem. Além disso, precisa sair para trabalhar e, assim, deixar as duas crianças sozinhas no pequeno apartamento recém alugado. Utilizando a imaginação como ferramenta para passar o tempo, as crianças criam uma visão do mundo através dos obstáculos da saudade e do tédio que os rodeiam. Enquanto esperam a mãe voltar, pensam na promessa que ela fez sobre ir para a Disneylândia.

Compõem a nova vizinhança de Maxy e Leo vários imigrantes, entre eles latinos, chineses, todos na mesma situação que a sua. São exemplos de uma imposição das atuais condições por falta de melhores caminhos a seguir naquele momento.

“Foi muito importante para mim basear-me nas histórias e vivências da comunidade imigrante de Albuquerque para a produção deste filme. Fiz uma mistura de elementos ficcionais e documentais em Los Lobos, e fui compondo caracteres fictícios em locais reais, seus arredores e o multiculturalismo que se construiu para a comunidade de imigrantes.”, diz o diretor Samuel Kishi Leopo.

Enfim, Los Lobos é um singelo retrato sobre uma família imigrante em terras estrangeiras onde não são exatamente bem-vindos, assim como sobre laços improváveis que surgem quando se encontra um denominador comum.

Ficou interessado? Então, leia a crítica do filme aqui.

Sinopse:

Max e Leo, têm 8 e 5 anos, e acabam de imigrar para os Estados Unidos com a mãe. Eles passam seus dias dentro de um minúsculo apartamento, enquanto esperam sua mãe voltar do trabalho. Enquanto isso, mantêm a esperança de viajar para a Disney e finalmente conhecer o mundo lá fora. Porém, os meninos terão que crescer prematuramente para entender as motivações de sua mãe.

Ficha Técnica:

Los Lobos | The Wolves | 2019 | México | 95 min | Direção: Samuel Kishi Leopo | Roteiro: Samuel Kishi Leopo, Luis Briones e Sofía Gómez-Córdova | Elenco: Martha Reyes Arias, Maximiliano Nájar Márquez, Leonardo Nájar Márquez, Cici Lau | Ano: 2019 | País: México | Gênero: Drama. Distribuição: Vitrine Filmes.

Onde assistir:

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo