E continuam abertas as inscrições para a segunda temporada do festival de curtas-metragens do Luminous Frames Indie Festival (LFIF). Apesar de o prazo regular ter expirado em 5 de janeiro de 2021, ainda é possível submeter as produções até 25 de janeiro (“late deadline”) ou até 15 de fevereiro (“extended deadline”).
O Luminous Frames Indie Festival é um festival internacional de cinema, com eventos sazonais e exibições ao vivo em quatro países, juntamente com uma cerimônia anual de premiação na Dinamarca.
Essencialmente, LFIF procura curtas-metragens independentes em todos os gêneros, em especial aqueles que foram historicamente sub-representados. Nesse sentido, a diversidade de gênero e étnica, os direitos humanos e as questões ambientais são assuntos de seu alto interesse.
E quanto ao formato, o festival possui quatro temporadas com temas variados. Assim, a cada temporada, o júri do evento julgará os projetos apresentados. Como resultado, os vencedores sazonais são automaticamente qualificados para a competição anual LFIF.
Enfim, o objetivo dessa primeira edição da LFIF é fazer uma ponte entre cineastas de todo o mundo e contribuir para a visibilidade das produções independentes.
Categorias diferenciadas
Além disso, o Luminous Frames é um dos poucos festivais que permite submeter o curta-metragem em cada uma das seções de subcategoria de forma separada. Assim, aproveitar algumas categorias diferenciadas do festival. Por exemplo:
Minority Report: Dedicada a todos os filmes que foram lançados após 2000 que não conseguiram alcançar seu público-alvo ou não receberam atenção suficiente em suas datas de lançamento e seu circuito de festival. E que merecem uma nova chance.
Memento: Dedicada a todos os filmes que foram lançados durante o milênio que brilharam nos festivais, chamaram a atenção e foram elogiadas em sua data de lançamento. E que serão exibidos e revistos novamente.
The Bounty: Para os cineastas que querem submeter suas produções à análise do júri do festival. Dessa forma, podem ter a crítica do filme publicada no site e mídias sociais do festival.
A Star Is Born: O objetivo desta categoria única é descobrir talentos de atuação e ajudá-los a se apresentar à comunidade de produção cinematográfica. Qualquer atriz ou ator que tenha um filme oficial de teste de audição, ou vídeo de uma peça ou show que tenha atuado, ou mesmo tenha filmado seu próprio teste de performance, pode submeter esse filme nesta seção.
Paralelamente ao festival de filmes, o Luminous Frames promove também um festival de fotografia.
E aí, ficou interessado? Então, clique aqui para mais informações: https://www.luminousframes.org/
Confira abaixo alguns dos premiados da primeira temporada:
Q: Ghostly Remote Effect (Alemanha) – Melhor curta de ficção
Letter to my Mother (Irã) – Melhor curta documental
Wild Eyes (Alemanha) – Melhor curta de animação
Ophelia (França) – Melhor curta experimental
With New Eyes (Grécia) – Melhor curta sobre discriminação
Chained (Japão) – Melhor atriz: Naoko Takagi
Holestepper (Peru) – Melhor ator: Oswaldo Salas
Lista completa dos premiados primeira temporada aqui.