O evento de premiação da segunda temporada do Luminous Frames Festival acontece amanhã, na Arena Midt, em Kjellerup, na Dinamarca. A partir das 9h (horário de Brasília), os filmes finalistas serão exibidos para o público presente.
A parte final será aberta para acesso livre e gratuito na página do festival no Facebook: https://www.facebook.com/luminousframesfestival. Nesse segmento, que começa às 10h45 e se encerra às 11h15, acontece o anúncio dos premiados.
O Luminous Frames Film Festival é um festival internacional com quatro eventos no ano e uma cerimônia anual na Dinamarca. O festival foca em curtas-metragens independentes de todos os gêneros, especialmente aqueles que foram historicamente sub-representados. Assim, diversidade de gênero e étnica, os direitos humanos e as questões ambientais representam temas de alto interesse.
A primeira temporada, que aconteceu entre junho e outubro de 2020, recebeu 77 inscrições. Já nessa segunda temporada, esse número cresceu para 90 curtas, que somaram mais de 22 horas de filme.
Equipe
O diretor do Luminous Frames Festival é o cineasta e fotógrafo Kiarash Motarjemi. Além dele, nas principais funções da equipe, estão a produtora Saghar Motarjemi, o escritor Julio A. Torres e o cineasta e fotógrafo Hamid Reza Zeinali. Junto com eles, participam da votação o júri permanente formado pela atriz e palestrante Cleola Eayrs e pelo crítico de cinema Eduardo Kaneco, aqui do Leitura Fílmica.
Indicados da segunda temporada
Nesta temporada, dois curtas-metragens brasileiros estão na lista de indicados.
The Ferry (A Barca), dirigido e escrito por Nilton Resende concorre nas categorias de melhor curta de ficção, melhor diretor em curta de ficção, melhor atriz (Ane Oliva), melhor roteiro e melhor pós-produção.
Já Aleph, de João Butoh, concorre nas categorias de melhor música, melhor maquiagem e melhor figurino.
Confira a lista completa de indicados no site do festival: https://www.luminousframes.org/nominees-second-season