Pesquisar
Close this search box.
Maligno (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Maligno

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

O filme Maligno coloca o espectador dentro do dilema da mãe que precisa lidar com o desvio comportamental do filho.

O enredo

Sarah e John Blume acompanham com orgulho o desenvolvimento de Miles, o tão esperado primeiro filho deles, que logo se mostra um garoto prodígio e é matriculado em uma escola especial. Porém, Miles também revela um comportamento arredio e agressivo, ferindo gravemente um colega. Durante uma noite, Sarah o ouve falando em um idioma estrangeiro desconhecido e grava o que ele diz. Segundo um especialista, se trata de um raro dialeto húngaro, e provavelmente Miles recebeu a reencarnação de alguém extremamente perigoso. A princípio, os pais refutam essa suposição, mas eventos subsequentes obrigarão Sarah a tomar uma providência trágica.

A direção de Nicholas McCarthy

Com esse seu sexto longa-metragem, o diretor Nicholas McCarthy parece sedimentar sua carreira dentro do gênero terror e suspense. Aqui, ele acerta ao elucidar o estranho caso de Miles paulatinamente. Com isso, o processo investigativo conduzido pela mãe consegue envolver o espectador, que se torna o cúmplice dela. Adicionalmente, o roteiro amarra com consistência a sequência inicial que parece desconectada da estória principal. Ela mostra a polícia abordando um suspeito em sua casa, misteriosamente segurando uma mão decepada, de uma mulher que acabamos de ver fugindo pela estrada.

Por outro lado, a fantasia de Halloween que Miles altera, deixando metade seu rosto normal e metade a caveira, é uma bela metáfora para o que se passa com ele.

Dilema compartilhado

Assim, ao manter o ponto de vista de Sarah, o filme convida o espectador a viver seu dilema. Primeiro, a duvidar se aquela criatura com rosto angelical realmente é perigosa. Mais ainda, como salvar o filho cujo corpo pode estar sendo dominado por essa terrível reencarnação? Sarah acaba descobrindo o que o ser que encarnou em Miles está procurando. E, talvez, possa ajudar a salvar o seu filho com essa informação.

Porém, a solução envolve uma questão ética. Aliás, Maligno seria um filme excepcional se tivesse trabalhado essa questão em sua conclusão. Ou seja, resolvendo o problema de Miles às custas de uma outra vida inocente. Contudo, o filme prefere um fim mais padrão, até para permitir uma sequência, se a bilheteria o permitir.

Elenco

No papel de Sarah, está Taylor Schilling, conhecida como a protagonista da série da Netflix Orange Is The New Black desde 2013. Mas, quem realmente surpreende é o menino Jackson Robert Scott, que precisa alternar entre Miles e o adulto que invade seu corpo. Antes, Jackson já havia chamado atenção como o Georgie de It: A Coisa (2017).

Enfim, o filme Maligno recorre a alguns sustos óbvios e a um final padrão, Porém, se diferencia por se concentrar na investigação e no drama de uma mãe que quer fazer de tudo para salvar seu filho. E, vale a pena acompanhar seus esforços, sempre em um forte clima de suspense.


Maligno (2019)
Maligno (2019)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo