A produtora mineira Filmes de Plástico, conhecida por seu cinema autoral e premiado, está expandindo suas operações com a criação da distribuidora Malute. A nova empresa, que estreia no mercado em setembro, tem como objetivo ampliar o alcance de filmes nacionais independentes, garantindo que essas produções cheguem a um público maior nos cinemas.
A Malute surge para preencher uma lacuna no mercado, onde muitos filmes nacionais ganham prêmios em festivais, mas enfrentam dificuldades para alcançar o público em geral. Segundo Thiago Macêdo, cofundador da Filmes de Plástico, a distribuidora foi criada para levar essas obras para as salas de cinema, possibilitando que o público as assista como foram concebidas.
O primeiro lançamento da Malute será O Dia Que Te Conheci, de André Novais Oliveira, que chega aos cinemas em 26 de setembro. O filme acompanha um dia na vida de Zeca (Renato Novaes), um homem que trabalha numa biblioteca escolar e enfrenta dificuldades no emprego devido aos seus atrasos. Nesse mesmo dia, ele conhece Luísa (Grace Passô), funcionária da escola. O longa já foi premiado em diversos festivais, incluindo Entrevues Belfort (França) e Mar del Plata IFF (Argentina), além de ter conquistado vários prêmios no Brasil, como o Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Melhor Ator e Atriz no Festival de Brasília 2023.
A Filmes de Plástico, fundada em 2009, já produziu filmes que foram exibidos em mais de 200 festivais ao redor do mundo, incluindo Cannes, Locarno e Rotterdam. Entre seus próximos projetos estão os longas O Último Episódio, dirigido por Maurílio Martins, e E os Meus Olhos Ficam Sorrindo, dirigido por André Novais Oliveira.