Cinemateca do MAM (RJ) | LAB Cinema Expandido

LAB Cinema Expandido

O LAB Cinema Expandido ocupa a Cinemateca do MAM com uma residência artística e atividades gratuitas abertas ao público. Sua primeira edição, com o tema “Rio de Janeiro: Máscaras, Fantasmas e Territórios”, acontece às sextas, sábados e domingos, entre 16 de junho e 16 de julho.

Cao Guimarães

A abertura da programação será na sexta-feira (16), às 18h30, com a masterclass do cineasta e artista plástico Cao Guimarães. O evento faz parte do Ciclo de Conversas – encontros com intelectuais e artistas que abordarão diferentes formas de se criar imagens hoje no Rio de Janeiro. Cao falará sobre sua trajetória, a ideia de cinema expandido, a relação entre artes plásticas e cinema e a forma instalativa.

Além disso, haverá também uma mostra de filmes complementar à masterclass.

No sábado, o LAB exibe Ex-Isto e, no domingo, Acidente, dirigidos por Cao Guimarães, além de Jogo de Cena, em homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, que completaria 90 anos em maio de 2023. Após as sessões de cada dia, Cao conversa com o público sobre seus filmes. E, especialmente, no domingo, sobre a relação entre o seu filme e o do Coutinho.

Paz Encina

Da mesma forma, outra cineasta convidada é a paraguaia Paz Encina, que dará uma masterclass, no dia 14 de julho. Ao lado de Cao Guimarães, Paz irá orientar, junto com a equipe do projeto, as nove duplas selecionadas para a residência artística e também produzirão, cada um, uma obra audiovisual. Os onze trabalhos finais – obras em vídeo, que possam ser exibidas tanto em salas de cinema, quanto como vídeo instalação – serão apresentados no encerramento do LAB, em uma exposição coletiva.

Mais conversas

No sábado, às 14h, o LAB dá sequência ao Ciclo de Conversas, que segue até 16 de julho. O Ciclo tem coordenação do cineasta e roteirista Felipe M. Bragança e da socióloga e professora Ana Paula Alves Ribeiro. Estarão presentes na Cinemateca do MAM para conversar com o público nomes como Aquela Cia, Carmen Luz, Ana Lira, Yhuri Cruz, o coletivo Opavivará, Denilson Baniwa, Luiz Rufino, Wescla Vasconcelos, Maria Elvira Diaz, Paola Barreto Leblanc, Leonardo Bora e Hernani Heffner. Além disso, outros convidados ainda serão confirmados.

A residência artística

A residência LAB Cinema Expandido – “Rio de Janeiro: Máscaras, Fantasmas e Territórios” – acontece também na Cinemateca do MAM, entre junho e agosto. Ela contará com nove duplas de artistas (uma pessoa ligada diretamente ao cinema mais uma pessoa de outra área artística), selecionadas a partir de edital.

As inscrições aconteceram nos meses de abril e maio e, esta semana, foram anunciados os selecionados. “Foi um processo intenso e inspirador entrar em contato com os 97 projetos inscritos. Nos deparamos com uma coleção brilhante de imagens e propostas – e delas encaramos o desafio de escolher apenas nove que serão desenvolvidas e realizadas durante o LAB. Será um mergulho de quase três meses de cinema expandido, de cidade expandida”, comenta Marina Meliande, idealizadora do LAB.

Os selecionados foram: 

  • ANIMAIS NOTURNOS, de Indigo Nicole Buri e Paulo Abrão;
  • CENTRAL, de Marcos de Souza e João Pedro Bragança; 
  • FUGA INTERROMPIDA, de Viníciux da Silva e Raphael Medeiros;
  • GORILA DE CABOCLO, Luzé e Juliana Gonçalves,
  • ILHA DO SOL – UMA OUTRA MARGEM DA GUANABARA, de Daniela Moreira e Carolina Medeiros;
  • NAVALHA, de Felipe Dutra e Thaís Iroko;
  • RIO BAIXADA OM, de Anne Santos e João Luiz Lourenço;
  • TERRAL, de Anna Costa Ribeiro e Tatiana Devos Gentile;
  • UMA FLORESTA TODAS AS FLORESTAS, de Renata Catharino e Rafael Zacca.

Serviço:

LAB CINEMA EXPANDIDO – CICLO DE CONVERSAS + FILMES na CINEMATECA DO MAM

Ingressos no link: https://mam.rio/ingressos

Entrada Franca

Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo/Centro, Rio de Janeiro

Programação

JUNHO

16/06, sexta

– 18h30 às 20h30

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas:  Masterclass Cao Guimarães

O cineasta e artista visual mineiro fala de sua trajetória, de seu olhar sobre o cinema e sobre as muitas camadas da imagem que ganham vida em suas obras. Um olhar que amplia e desafia o cinema, a natureza das imagens e suas formas de criação.

17/06, sábado

– 14h às 17h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Cena, Dramaturgia e Arqueologia Simbólica da Cidade. Aquela Cia E Carmen Luz. Conversa mediada por Felipe M. Bragança e Ana Paula Alves Ribeiro

Pedro Kosovski e Marco André Nunes (Aquela Cia) conversam com a coreógrafa e multiartista Carmen Luz sobre a criação de dramaturgias e cenas que tenham com catalizador o atravessamento do imaginário do Rio de Janeiro, suas ruínas históricas e suas cicatrizes sociais.

– 17h30 – Sessão especial Cao Guimarães

– Ex-Isto, de Cao Guimarães. Brasil, 2010. Com João Miguel. 86’. Exibição em ProRes. + Curta Surpresa. Sessão seguida de conversa com o cineasta. 16 anos.

18/06, domingo

– 14h às 17h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas:  Escutas e Dinâmicas Criativas nas Cidades

Ana Lira e Yhuri Cruz. Conversa mediada por Felipe M. Bragança e Ana Paula Alves Ribeiro

Olhar uma cidade, escutar uma cidade (e seus territórios humanos e geográficos) e depois criar imagens e arte a partir dessa circulação sensível. Ana Lira e Yhuri Cruz conversam e propõem caminhos onde o olhar de criação pode se lançar nos espaços que habita.

– 17h30 – Sessão Eduardo Coutinho 90 anos

Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato. Brasil, 2007. Documentário. 72’. Exibição em .mov. Livre.

–  19h – Sessão Eduardo Coutinho 90 anos

Jogo de cena, de Eduardo Coutinho. Brasil, 2007. Com Marília Pêra, Andrea Beltrão, Fernanda Torres. 100’. Exibição em 35mm. 12 anos. Após a exibição, Cao Guimarães comenta sobre a relação entre os dois filmes do dia.

23/06, sexta – 14h às 17h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Ocupar a Cidade, Reocupar a Cidade

Conversa e atividade proposta pelo coletivo Opavivará, na sala de cinema e no espelho d’água do jardim da Cinemateca.

Pensar a ocupação do espaço público com arte, pensar a ocupação do espaço público como arte. Animar os sentidos da cidade.

24/06, sábado – 14h às 17h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Territórios da Memória e da Imaginação

Com Denilson Baniwa, conversa mediada por Felipe M. Bragança

Territórios são lugares vivos, em transformação. São também espaços guardados na memória e projetados pra além deles mesmos. O artista visual Denilson Baniwa fala de suas criações a partir de seu território de origem – Barcelos no Rio Negro – e sobre sua relação com o imaginário do Rio de Janeiro – local onde vive e cria há alguns anos.

25/06, domingo – 14h às 17h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Imagens, Esquinas e Encruzilhadas

Conversa com Luiz Rufino, mediada por Ana Paula Alves Ribeiro

Olhar uma cidade é atravessar um entremeado de esquinas e encruzilhadas. Filmar uma cidade é

também filmar as energias que se encontram nesses espaços de onde as ruas se tornam palcos de imanências, giras e sobreposições de imaginação. O escritor e pesquisador Luiz Rufino nos sugere alguns atalhos e vielas nas descobertas dessa jornada.

JULHO

08/07, sábado – 14h às 17h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Cidade-Corpo/Corpos-Cidades

Conversa com Wescla Vasconcelos & Maria Elvira Diaz, mediada por Ana Paula Alves Ribeiro.

Uma cidade é também os corpos que a constroem. Uma cidade é também uma construção de corpos e das formas como as diferentes vivências projetam suas imagens sobre elas. A ativista e performer Wescla Vasconcelos e a professora Maria Elvira Diaz apresentam olhares sobre as formas como gênero, raça e sexualidade se entrecruzam e se friccionam em diferentes formas de habitar a cidade.

09/07, domingo – 14h às 17h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Fantasmas do Cinema e o Cinema em Expansão. Conversa com Paola Barreto Leblanc, mediada por Marina Meliande.

O cinema morre? O cinema se transforma? O cinema já não é mais cinema? Fantasmagorias de uma arte fantasmática e que se expande para além das formas já conhecidas. A artista e pesquisadora Paola Barreto apresenta parte de suas pesquisas onde sombras, luzes, ruínas e máscaras atravessam a arte cinematográfica e nos convidam a olhar de novo o já visto.

14/07, sexta-feira – 18h30 às 20h30

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Masterclass Paz Encina

A premiada cineasta paraguaia, fala de sua trajetória no cinema e da busca pelas imagens que transitam entre memória e fabulação na construção de um território cinematográfico atravessado pela história e pelas identidades da América Latina.

15/07, sábado – 15h às 18h

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Fantasias, Imagens e Máscaras no Carnaval do Rio de Janeiro. Conversa com Leonardo Bora, mediada por Felipe M. Bragança e Ana Paula Alves Ribeiro.

Entre as muitas máscaras do Rio de Janeiro, a de “cidade do carnaval” é uma das mais icônicas e poderosas. Mas que cidade é essa feita de carnaval e fantasia? Que carnaval é esse feito através dessa cidade e de seus territórios e comunidades? O carnavalesco Leonardo Bora conta um pouco de seus processos criativos e das questões que permeiam a invenção do carnaval do Rio.

16/07, domingo –  14h às 17h – ENCERRAMENTO

Lab Cinema Expandido – Ciclo de Conversas: Memórias Das Cidades Fluminenses – Cinema

Hernani Heffner em conversa com Marina Meliande

Quantas cidades foram construídas pelo cinema? Quantas foram escondidas? Qual é o cinema da capital, da baixada e do interior fluminense? Uma cidade pode ser reconstruída pela memória do cinema? Uma cidade (ainda) pode ser imaginada pelas imagens em movimento? Quais? Que digitais ficam gravadas nos pulsos dos arquivos eletro?

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo