Pesquisar
Close this search box.
Masters in Short
[seo_header]
[seo_footer]

Masters in Short

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

Masters in Short reúne, em um título especial para a 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, cinco curtas-metragens. São eles: A Visita, de Jia Zhangke, Escondida, de Jafar Panahi, Os Caçadores de Coelhos e O Adivinhador, de Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson, e Uma Noite na Ópera, de Sergei Loznitsa.

O primeiro curta, A Visita, dirigido por Jia Zhangke, mostra o diretor recebendo uma visita durante a pandemia. Com um tom de sátira, o filme aponta as diferenças comportamentais que o Covid-19 impôs no nosso cotidiano. Filmado em preto e branco, destaca com cores os elementos da natureza, como a flor dentro de um vaso e as árvores vistas pela janela.

O Adivinhador também é em preto e branco. Apresentado se fosse um filme mudo, conta a estória de um adivinhador de parque de diversões que se apaixona por sua irmã perdida.

Os Caçadores de Coelhos é dirigido pelo mesmo trio de O Adivinhador: Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson. Com bela coloração preparada na pós-produção, o curta conta com cenas de fantasia geradas pela memória de um artista a caminho de assistir ao seu próprio filme.

Uma Noite na Ópera é um registro documental de um evento musical na Ópera Nacional de Paris, montado com imagens reais de celebridades, políticos e nobres no local nos anos 1950 e 1960.

Em Escondida, o diretor iraniano filma com dois celulares a visita de uma diretora a uma cantora que gostaria de incluir em seu novo projeto, mas que é impedida por veto da família.

Masters in Shorts é uma coletânea de curtas metragens que não possuem nenhum ponto em comum. O primeiro, de Jia Zhangke, se destaca por conseguir dar um recado essencial para os tempos atuais de coronavirus, em apenas cinco minutos. Os dois filmes canadenses, do trio Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson, se revelam os melhores no quesito visual, sendo muito bem produzidos, principalmente em relação à fotografia.

Já o documentário Uma Noite na Ópera só tem interesse para quem se deslumbra com aparições públicas de pessoas famosas. Mas, até esses espectadores podem se cansar com seus longos 20 minutos.

E o último curta chama a atenção por sua filmagem pragmática com dois celulares, que fazem parte da narrativa, e por alertar sobre os costumes locais que ainda restringem diretos às mulheres.

Obs: assistimos a Masters in Short na cabine da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.


Fichas técnicas:

A Visita (Visit, 2020) China, 5 min. Dir: Jia Zhangke. Elenco: Jia Zhangke, Lian Yirui, Casper Liang.

O Adivinhador (Stump The Guesser, 2020) Canadá, 19 min. Dir: Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson. Rot: Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson. Elenco: Adam Brooks, Stephanie Berrington, Brent Neale.

Os Caçadores de Coelhos (The Rabbit Hunters, 2020) Canadá, 9 min. Dir/Rot: Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson. Elenco: Isabella Rossellini, Gilles Hebert, Satina Loren, Tony Lamorte, Rob Krezanski.

Uma Noite na Ópera (A Night at the Opera, 2020) França, 20 min. Dir/Rot: Sergei Loznitsa.

Escondida (Hidden, 2020) França, 18 min. Dir/Rot: Jafar Panahi.

A Visita (curta)
A Visita (curta)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo