Pesquisar
Close this search box.

MEU FIM. SEU COMEÇO.: filme da diretora Mariko Minoguchi estreia 8/abril

Meu Fim Seu Começo (filme)

Meu Fim. Seu Começo. chega aos cinemas brasileiros no dia 8 de abril de 2021. É o primeiro longa-metragem da diretora alemã Mariko Minoguchi.

Mariko Minoguchi, nascida em Munique em 1988, já realizou curtas metragens premiados. Por exemplo, Karlstod, que estreou no 46º Hof International Film Festival e foi exibido e premiado em mais de 30 festivais nacionais e estrangeiros. Da mesma forma, Meu Fim. Seu Começo. passou pelo circuito dos festivais, entre eles,o BFI de Londres e o Festival de Cinema de Warsaw.

Este seu longa de estreia questiona o que determina o destino, e se o ser humano vive apenas cósmicas coincidências. Com um estilo narrativo elíptico e embaraçado, a narrativa se desenvolve a partir da conexão entre Nora (Saskia Rosendahl) e Aron (Julius Feldmeier). Nora trabalha como caixa em um supermercado e tem uma vida modesta. Aron, por outro lado, tem uma família rica e é um ambicioso doutorando em física que estuda simetria temporal. Ele quer provar com seu trabalho científico que as pessoas seguem um plano predeterminado com suas decisões aparentemente aleatórias.

Acaso e determinismo

“Minha esperança era encontrar uma maneira onde acaso e determinismo não iriam contrariar um ao outro. Foi assim que o tempo entrou na jogada. Se admitirmos que o pensamento e o tempo não são lineares, mas paralelos, os mistérios da mecânica quântica poderiam ser explicados pela física clássica. É claro, primeiramente, isso soa muito abstrato. No filme, entretanto, o espectador vivencia este assunto por um conhecido fenômeno – o déjà-vu”, afirma Minoguchi.

Na estória, quando Nora e Aron são vítimas de um assalto a banco, Aron é baleado e morre nos braços de Nora. Traumatizada pela morte de Aron, Nora se entorpece e acaba conhecendo Natan. Nora e Natan dão apoio um ao outro porque Natan também vive um momento difícil.

“A abordagem básica no desenvolvimento do meu filme de estreia era criar um longa que eu mesma gostaria de assistir no cinema. A história deveria desafiar o espectador através de uma ação emocional clara. Meu irmão é físico e, há alguns anos, ele me explicou tanto a teoria da relatividade quanto a teoria quântica de uma maneira compreensível. Eu estava imediatamente fascinada e vi um potencial cinematográfico no assunto porque a questão filosófica conectou com essas diferentes visões de mundo – se nossas vidas são determinadas ou estão vulneráveis ao acaso.”, explica a diretora.

Déjà-vu

Por fim, Mariko Minoguchi acrescenta:

“Todos nós temos o sentimento de já termos vividos uma situação exatamente do mesmo jeito que ela se apresenta para nós. Durante um déjà-vu, você normalmente se sente capaz até de prever os próximos segundos. Ou você vê um estranho que pensa já ter conhecido a sua vida toda. E mesmo que você ignore o aspecto científico – as nossas decisões do presente não são definidas em partes iguais pelas nossas memórias do passado e pela ideia de um futuro? A partir deste ponto de vista, alguém poderia brincar com a ideia de que o futuro e o passado têm a mesma influência no presente.”

fonte: divulgação

___________________________________________

Ficha técnica:

Título nacional: Meu Fim. Seu Começo.

Título original: Mein Ende. Dein Anfang.

Alemanha, 2019, 111 min. Ficção, cor.

Direção e roteiro Mariko Minoguchi

Produção Trini Götze, David Armati Lechner, Thomas Wöbke

Co-produção Jonathan Saubach, Dr. Thomas Weymar

Direção de fotografia Julian Krubasik

Edição Andreas Menn

Música Jack Ritchie

Elenco Saskia Rosendahl, Edin Hasanović, Julius Feldmeier, Emanuela von Frankenberg, Hanns Zischler, Jeanette Hain, Leonard Kunz, Michelle Barthel, Anna Drexler, Martha Bauer

Distribuição: Arteplex Filmes

Trailer:

Nota: a data de estreia programada anteriormente era 11 de março de 2021.

Onde assistir:

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo