Poster de "Meu Pai é um Perigo"
[seo_header]
[seo_footer]

Meu Pai é um Perigo / Sobre Meu Pai

Avaliação:
5,5/10

5,5/10

Crítica | Ficha técnica

Meu Pai é um Perigo (About My Father), lançado na Prime Video como Sobre Meu Pai, se baseia na vida do comediante Sebastian Maniscalco, protagonista e co-roteirista do filme.

O enredo se concentra na viagem de Sebastian até a casa de verão da família de sua noiva Ellie (Leslie Bibb), ocasião para ele pedi-la em casamento. Com o casal, viaja o pai dele, Salvo (Robert De Niro), que faz questão de conhecer os pais da futura nora. Mas a distância cultural e social entre as duas famílias é abissal.

Em uma narração engraçada, em cima de uma montagem com fotos da Sicília, Sebastian apresenta as origens dos Maniscalcos, que imigraram para os Estados Unidos e ganharam a vida trabalhando duro. Hoje, Salvo continua sendo um cabelereiro de um bairro simples em Chicago, e Sebastian é gerente de um hotel Hilton. Em contraste, a família de Ellie é de uma linhagem nobre britânica. O pai possui uma rede de hotéis de luxo, e a mãe é senadora. E vivem abastadamente. Então, já dá para prever o choque que acontecerá nesse encontro.

Piadas de stand up

O filme traz muitas piadas de stand up, onde Sebastian Manicalsco construiu sua carreira de comediante. Boa parte delas é hilária (por exemplo, ao citar o nome pomposo de um ancestral nobre de Ellie, ele compara que os únicos italianos que possuem algarismo romano no nome são papas ou o Rocky Balboa). Mas funcionam melhor quando inseridas nas narrações, pois parecem falsas no meio dos diálogos. Mais artificiais ainda, no entanto, são as várias imitações que Sebastian faz durante o filme, como a do pássaro, trejeito que surge do nada durante uma conversa dele com o pai no quarto.

A partir de certo momento, essa comédia física cansa. Acumulada com a afetação de Lucky (Anders Holm), o irmão folgado e convencido de Ellie, o longa beira o insuportável. Com contraponto, desta vez Robert De Niro está mais contido do que em outros de seus papéis cômicos. Exceto por uma ou outra derrapada, De Niro prova que consegue fazer graça mantendo a cara séria. Segue, assim, a chamada “dead pan” (a cara sem expressão de deboche) de Bill Murray e outros comediantes da mesma linha.

Num determinado momento extremo de comédia física, o humor entra na baixaria. E acaba sendo realmente engraçado. É quando Sebastian sobe num esqui com propulsores nos pés, e numa situação absurda, fica sem os shorts e indo para cima e para baixo com suas partes baixas de fora. O final dessa cena provoca várias gargalhadas.

Contudo, o roteiro de Meu Pai é um Perigo (Sobre Meu Pai) não tem rumo. Em benefício das piadas, cria situações que parecem se contradizer. Fica difícil entender as intenções dos personagens e, com isso, todos parecem inconsistentes.

Quarto longa de sua carreira, a diretora Laura Terruso fica refém da concepção desta produção, um veículo para o comediante Sebastian Manicalsco.

___________________________________________

Ficha técnica de “Meu Pai é um Perigo” / “Sobre meu Pai”:

Meu Pai é um Perigo / Sobre Meu Pai | About My Father | 2023 | 89 min | EUA | Direção: Laura Terruso | Roteiro: Austen Earl, Sebastian Maniscalco | Elenco: Robert De Niro, Sebastian Maniscalco, Kim Catrall, Leslie Bibb, David Rasche, Anders Holm, Brett Dier, Deborah Tucker, Jessie Camacho.

Distribuição: Paris Filmes.

Trailer:

Meu Pai é um Perigo
Onde assistir:
Meu Pai é um Perigo (filme)
Meu Pai é um Perigo (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo