Pesquisar
Close this search box.

CURSO MIS: O Cinema Brasileiro Moderno (1955-1965), com Luiz Ancona

Rio, Zona Norte (filme)

O curso online “O cinema brasileiro moderno (1955-1965): novos olhares e abordagens” vai muito além de seus nomes mais conhecidos, como o de Glauber Rocha. Aliás, além do Cinema Novo, movimento de renovação cinematográfica comumente lembrado pelo slogan “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

Afinal, quase uma década antes de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, um processo de renovação se iniciara com Nelson Pereira dos Santos em Rio, 40 Graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957, foto).

“O cinema brasileiro moderno (1955-1965): novos olhares e abordagens” apresenta a primeira década de desenvolvimento desse fenômeno múltiplo e multifacetado. Para isso, aborda não só filmes, mas também a crítica; a produção de manifestos; o universo das mostras, festivais e congressos; as redes de sociabilidade; os diálogos com obras e ideias de outros países; e a própria escrita da história do cinema brasileiro.

Dessa forma, o curso concilia filmes e temas já canônicos e obras menos conhecidas. Adicionalmente, propõe novos olhares e abordagens em diálogo com pesquisas desenvolvidas atualmente.

Assim, o curso pode interessar àqueles que estudam o tema, aos amantes do cinema em geral e àqueles que buscam conhecer mais sobre o cinema e a história do Brasil. As aulas contam com apresentação de slides, a fim de sistematizar o conteúdo e de apresentar trechos de textos comentados, além da exibição de trechos de filmes analisados.

O ministrante do curso, Luiz Ancona, possui bacharelado e licenciatura em História e é mestre e doutorrando em História Social pela Universidade de São Paulo.

Programação das aulas:

Aula 1 | Nelson Pereira dos Santos e o cinema Neorrealista no Brasil. Introdução histórica e conceitual ao cinema moderno: o cinema Neorrealista na Itália e a crítica de André Bazin na França (anos 1940-50). Cinema industrial e cinema independente no Brasil dos anos 1950: a trajetória de Nelson Pereira dos Santos. Discussão dos filmes Rio, 40 Grauhttps://leiturafilmica.com.br/rio-40-graus/s (1955) e Rio, Zona Norte (1957).

Aula 2 | Crítica, manifestos e a escrita da história do cinema brasileiro. A crítica de Paulo Emílio Sales Gomes e o cinema brasileiro moderno: discussão do texto “Uma situação colonial?” (1960). Renovação na crítica e no cinema na França dos anos 1950-60: política dos autores e Nouvelle Vague. A formação do grupo cinemanovista, os curtas-deflagradores e discussão dos manifestos “Algo de novo entre nós” (Gustavo Dahl, 1961) e a “Introdução” da Revisão crítica do cinema brasileiro (Glauber Rocha, 1963). Debate sobre renovação na crítica brasileira e a escrita canônica da história.

Aula 3 | O primeiro cinema de Joaquim Pedro de Andrade. A trajetória inicial de Joaquim Pedro de Andrade a partir de seus três primeiros filmes (O Mestre de Apipucos e o Poeta do Castelo, 1959, Couro de Gato, 1961, e Garrincha, Alegria do Povo, 1963), discussão de temas caros ao cinema brasileiro moderno: relação entre documentário e ficção; diálogo com a tradição modernista; realismo; e os conceitos de “nacional” e “popular”.

Aula 4 | Glauber Rocha e a estética da fome. A partir do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e do manifesto “Estética da fome” (1965), ambos de Glauber Rocha, discussão sobre experimentação formal, nacionalismo e engajamento na primeira fase do Cinema Novo. Cinema brasileiro e mercado europeu. O projeto cinemanovista e o impacto do golpe militar de 1964. Desfecho com síntese do percurso abordado pelo curso.

Serviço:

O cinema brasileiro moderno (1955-1965): novos olhares e abordagens

Datas: 19 de maio a 28 de maio de 2021.

Horário: quartas e sextas, das 19h às 21h.

Valor: R$ 120.

Local: online via Zoom.

Mais informações: no site do MIS.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo