A produtora independente DGT apresenta a Mostra Baú da DGT de forma híbrida (online e presencial) entre 11/10 e 01/11. As sessões acontecem às terças-feiras, a partir das 18h, no Cine Satyros Bijou (Praça Roosevelt, em SP) e online. Na semana seguinte, os filmes ficam disponíveis gratuitamente no canal de YouTube da mostra (AQUI).
Sediada no Bixiga, São Paulo, a DGT é uma produtora voltada para cinema, TV, streaming e web. Desde 1999, realizou mais de 50 longas, curtas e séries entre ficções e documentários, gravados no Brasil, Índia, Ásia Central, Europa e China, com prêmios de melhor filme, direção, direção de fotografia e roteiro.
A Mostra Baú da DGT apresenta mais de 15 títulos reunidos por uma seleta curadoria formada pela atriz Tuna Dwek, o ator Francisco Gaspar, o crítico de cinema Donny Correia e o cineasta e músico Diego da Costa. Eles são os responsáveis pela seleção de filmes do cardápio da produtora, de acordo com diferentes recortes temáticos. Após cada sessão, os curadores convidados participam de um bate papo com o público.
Mundo Oculto
A Sessão de Abertura acontece no dia 11 de outubro e conta com a seleção da atriz Tuna Dwek. Com o tema “Mundo oculto”, a curadora elegeu os filmes Qualé o teu negócio?, de Sergio Gag, onde trabalhadores da periferia de uma grande metrópole abusam da criatividade para progredir num ambiente que historicamente nunca foi favorável aos negócios, e o longa A Senhora que Morreu no Trailer“, d’Os Albertos (Alberto Camareiro e Alberto de Oliveira), com uma reflexão sobre morte e ressurreição a partir da busca por fragmentos da conturbada vida de uma encantadora de serpentes brasileira encontrada morta em um trailer na fronteira dos Estados Unidos com o México.
O Brasil da Diversidade
O “Brasil da Diversidade” é a temática do dia 18/10, escolhida por Francisco Gaspar. O ator selecionou O Sol da Maison Chanel, de Ana Sette, Danniel Rangel e Toni Nogueira. O filme fala sobre a atriz Vera Barreto Leite, a Vera Valdez, uma das primeiras top models do mundo que encantou Paris ao desfilar como a mais importante modelo de Coco Chanel entre 1958 e 1963. Outra escolha foi Fios de Alta Tensão, de Sergio Gag, que debate o cabelo como importante elemento de identidade individual e de grupo, a partir da diversidade étnica, etária, socioeconômica e de gênero dos brasileiros. Por fim, Como Somos, de Rafael Botta, traz a surpreendente cena LGBTQ+ na cidade de Bauru, pioneira em diversas políticas públicas, como as carteirinhas de nome social para transexuais, a inclusão da discussão de gênero no ensino municipal e a realização da maior Parada Gay do interior do estado de São Paulo.
Mundo Musical
No dia 25/10, é a vez do recorte do músico e diretor de cinema Diego da Costa com o tema “Mundo Musical”. Abrem a sessão os videoclipes Segunda, de Nels Cline, atual guitarrista da cultuada banda de rock Wilco, e a animação Caboclinho Comum, do rapper Thaíde, ambos dirigidos por Sergio Gag. Em seguida, serão exibidos os curtas Ontem Esperança, Hoje Guilhermina, de Cristina Assunção, com o Slam da Guilhermina, Cidadão Samba – Osvaldinho da Cuíca, de Toni Nogueira, Simone Soul e Osvaldinho da Cuíca, que conta a história do samba paulista através da música de Osvaldinho, e Inaudito, de Gregorio Gananian e Danny Omm, documentário com Lanny Gordin, guitarrista fundamental da Tropicália, que “eletrizou” Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé, dentre outros.
Cinema é Linguagem
Para encerrar, no dia 01/11, o crítico de cinema Donny Correia apresenta “Cinema é linguagem”. Seu tema traz as exibições dos longas Filmefilia, de Darwin, Stela Ramos, Eduardo Bonzatto e Sergio Gag, e Um Clássico, Dois Em Casa, Nenhum Jogo Fora, de Djalma Limongi Batista. Antes, serão exibidos curtas de Sergio Gag, Darwin, e de Nanna DellaGatta e Julia Bergmann.
Programação completa: www.dgtfilmes.com.br/bau
Serviço:
Mostra Baú da DGT
Quando: de 11/10 a 01/11 – Todas as terças-feiras
*11, 18, 25/outubro e 01/novembro
Onde: Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação, São Paulo
Horário: a partir das 18h
Entrada Gratuita – retirada de ingressos com 1 hora de antecedência de cada sessão. | Classificação indicativa 10 anos
ONLINE: Na semana que sucede cada sessão da mostra, os filmes estarão disponíveis no canal de YouTube da produtora: www.youtube.com/baudadgt