A Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 11ª edição em 2022 exibindo 106 filmes em cinemas de São Paulo e online entre 27 de julho e 17 de agosto.
São destaques desta edição:
- uma homenagem ao diretor e ator Jacques Perrin,
- retrospectiva dedicada à cineasta Sarah Maldoror,
- celebração dos 40 anos do filme “Koyaanisqatsi”,
- competição latino-americana com 35 títulos,
- um amplo panorama internacional recente,
- o concurso de curtas-metragens brasileiros assinados por estudantes,
- sessões especiais,
- debates,
- masterclasses, e
- entrevistas exclusivas.
O festival se dedica às temáticas socioambientais. Sua programação, inteiramente gratuita, se espalha por diferentes espaços: Reserva Cultural, Circuito Spcine (Biblioteca Roberto Santos, CCSP, CEU Perus e CFC Cidade Tiradentes) e Cinemateca Brasileira, além de Casas de Cultura, Oficinas Culturais, Centros Culturais e Fábricas de Cultura. Atividades virtuais podem ser acessadas através do www.ecofalante.org.br.
A Mostra abre no dia 27/07, quarta-feira, com o inédito “Animal”, a mais recente obra do diretor e escritor francês Cyril Dion, numa sessão para convidados no Reserva Cultural. Exibido no Festival de Cannes, o filme mostra como dois jovens ativistas fazem parte de uma geração convencida de que seu futuro está em perigo. Entre a emergência climática e a sexta extinção em massa, seu mundo pode ser inabitável daqui a 50 anos.
Panorama Internacional Contemporâneo
Reunindo em 2022 um total de 45 produções, representando 29 países, o Panorama Internacional Contemporâneo está organizado nos seguintes eixos temáticos: “ativismo”, “biodiversidade”, “economia”, “emergência climática”, “povos & lugares” e “trabalho”.
Entre os destaques estão os indicados ao Oscar “Ascensão”, de Jessica Kingdon e “Escrevendo com Fogo”, de Rintu Thomas, além de “Mil Incêndios”, de Saeed Taji Farouky, premiado nos festivais de Locarno, “Birds of America” de Jacques Loeuille, selecionado para o Festival de Roterdã, entre outros
O Panorama promove ainda a exibição especial de três produções: a aclamada série “Uprising”, de Steve McQueen e James Rogan, que faz sua estreia no Brasil no Ecofalante, e os inéditos e aguardados “Geração Z”, de Liz Smith, e “Searchers: O Amor Está nas Redes”, de Pacho Velez.
Homenagem, retrospectiva, especiais
A Homenagem a Jacques Perrin (1941-2022) exibe quatro de seus sucessos, um como produtor (“Microcosmos”) e três como codiretor: “As Estações”, “Oceanos” e “Migração Alada”, este último indicado ao Oscar.
A Retrospectiva Sarah Maldoror (1929-2020) se dá no marco dos 50 anos de “Sambizanga” (1972), obra-prima vencedora de dois prêmios no Festival de Berlim. O filme, sobre o movimento de libertação angolano, é o primeiro longa-metragem filmado na África por uma mulher negra. O evento organizou uma programação em torno da cineasta reunindo alguns de seus títulos mais icônicos, que tratam, sob diversos aspectos, de questões referentes à história e cultura africanas ou de povos com fortes raízes naquele continente.
Clássico contemporâneo e marco do cinema socioambiental, o longa “Koyaanisqatsi”, de Godfrey Reggio, é celebrado pelo evento, por ocasião dos 40 anos de sua realização.
Uma sessão especial é dedicada a “Adeus, Capitão”, o mais recente longa do cineasta Vincent Carelli. Com registros colhidos ao longo de várias décadas, é o fecho da trilogia iniciada com o premiado “Corumbiara”.
Competição Latino-americana e Concurso Curta Ecofalante
Para a Competição Latino-americana da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema foram selecionados 35 filmes, sendo 15 longas e 20 curtas-metragens, da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México. Nessa seção, participam “Esqui”, de Manque La Banca, prêmio da crítica na seção Fórum do Festival de Berlim, “A Montanha Lembra” de Delfina Carlota Vazquez, ganhador da competição internacional de curtas do É Tudo Verdade.
Além disso, competem ainda “Céu de Agosto”, de Jasmin Tenucci, premiado no Festival de Cannes, A Opção Zero” de Marcel Beltrán, premiado no Bafici, “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, “Lavra”, de Lucas Bambozzi, e “Ocupagem”, de Joel Pizzini, entre outros.
Outra competição, o Concurso Curta Ecofalante, reúne curtas-metragens cujos temas dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e são assinados por alunos de instituições de ensino brasileiras. Participam produções de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Debates, masterclass e entrevistas
A 11ª Mostra Ecofalante conta com oito debates que reúnem ativistas, especialistas e outros convidados especiais para discutir as seis temáticas do Panorama Internacional Contemporâneo (ativismo, biodiversidade, economia, emergência climática, povos&lugares e trabalho), além da obra da cineasta Sarah Maldoror e da sessão especial Sociedade e Redes. A programação incluirá debates presenciais e online – mais informações serão divulgadas em breve.
No dia 3 de agosto, quarta-feira, acontece em parceria com a Spcine a masterclass “Cinema de Impacto: Filmes para Mudar o Mundo”, ministrada pelo francês Jean-François Camilleri, produtor internacional de filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Oceanos”. A atividade é online e gratuita e propõe uma discussão sobre o cinema de impacto para produtores, realizadores, distribuidores e estudantes interessados. O link para as inscrições será divulgado em breve através das redes sociais e do site da Mostra Ecofalante.
A programação do evento inclui ainda uma série de entrevistas exclusivas com realizadores e protagonistas dos filmes “Geração Z”, “Animal”, “Uma Vez Que Você Sabe”, “Lavra”, “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, “Demônios Invisíveis, “A Rota do Mármore”, “A Mãe de Todas as Lutas”, “A Praia do Fim do Mundo”, “O Bem Virá” e “Muribeca”, além de Jacques Cluzaud, co-realizador dos filmes de Jacques Perrin, e de Annouchka de Andrade, filha da diretora Sarah Maldoror. As entrevistas são conduzidas pela documentarista e jornalista Flávia Guerra e, na série Ecofalante/WWF-Brasil, pelas jornalistas Marcela Fonseca e Gabriela Yamaguchi.
Ecofalante no interior
O evento promove parte de sua programação em cidades do interior paulista como Piracicaba, de 2 a 20 de agosto, e Lorena, de 16 a 26 agosto, e também em Belo Horizonte, de 10 a 31 de agosto, e Porto Alegre, de 25 de agosto a 7 de setembro.
Serviço:
11ª Mostra Ecofalante de Cinema
de 27 de julho a 17 de agosto de 2022
gratuito
www.ecofalante.org.br
apresentação: Valgroup
patrocínio: Governo do Estado de São Paulo, Mercado Livre e Spcine
apoio: White Martins, Comerc Energia e IHS Brasil
produção: Doc & Outras Coisas
coprodução: Química Cultural
realização: Ecofalante, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo
(foto/divulgação: “Até o Fim” [To the End, 2022])