Pesquisar
Close this search box.

MOSTRA FELAFC DE CINEMA LATINO-AMERICANO

Mostra FELAFC 2020

A terceira edição da Mostra FELAFC de Cinema Latino-Americano acontece no Brasil entre os dias 20 e 26 de novembro em formato online e gratuito na plataforma Spcine Play.

A mostra é organizada pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC, sendo uma das atividades da FELAFC – Federação Latino-Americana de Autores de Fotografia Cinematográfica, que reúne nove associações de cinematografia de países da América Latina: ADF (Argentina), ABC (Brasil), Chile (ACC), Colômbia (ADFC), Costa Rica (CCR), México (AMC), Peru (DFP), Uruguai (SCU) e Venezuela (SVC).

A Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano exibe sete filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, que foram selecionados para representar algumas das associações que compõem a federação.

A cada dia, às 19h, será disponibilizado um filme e às 19h do dia seguinte haverá uma conversa, que será transmitida no canal no YouTube da ABC, entre o diretor de fotografia da obra exibida e um(a) diretor(a) de fotografia da ABC. O evento é uma oportunidade de conhecer filmes premiados e diretores de fotografia renomados que integram as associações latinas.

Programação

20 de novembro – 19h: Apresentação da abertura da III Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano pela técnica de som Tide Borges, presidenta da ABC e exibição do filme Canção Sem Nome (Canción Sin Nombre, Dir.: Melina León, 2019). No dia seguinte, conversa com o diretor de fotografia Inti Briones, DFP, ACC.

21 de novembro – 19h: Exibição do filme A Grande Dama do Cinema (El Cuento de las Comadrejas, Dir.: Juan José Campanella, 2019). No dia seguinte, conversa com o diretor de fotografia Felix Monti, ADF.

22 de novembro – 19h: Exibição do filme A Estrada 47 (Dir.: Vicente Ferraz, 2013). No dia seguinte, conversa com o diretor de fotografia Carlos Arango, ADFC.

23 de novembro – 19h: Exibição do curta Al Paredon (Dir.: Mario Mitrotti, 1971). No dia seguinte, conversa com o diretor de fotografia Pedro Laya, SVC.

24 de novembro – 19h: Exibição do filme O Despertar das Formigas (El Despertar de las Hormigas, Dir.: Antonella Sudassi, 2019). No dia seguinte, conversa com o diretor de fotografia Andrés Campos, CCR.

25 de novembro – 19h: Exibição do filme El Príncipe (Dir.: Sebastián Muñoz, 2019). No dia seguinte, conversa com o diretor de fotografia Enrique Stindt, ACC.

26 de novembro – 19h: Encerramento da III Mostra FELFAC com o diretor de fotografia Guillermo Granillo, AMC, secretário da FELAFC, e exibição do filme Amazônia Groove (Dir.: Bruno Murtinho, 2018). No dia seguinte, conversa com o diretor de fotografia Jacques Cheuiche, ABC.

Sinopses:

Canção Sem Nome [DFP]: Peru, no auge da crise política dos anos 1980. Georgina é uma jovem mulher da região dos Andes que tem a filha recém-nascida roubada em uma falsa clínica de saúde. Sua busca desesperada pela criança a leva a um grande jornal, onde ela conhece Pedro Campos, um jornalista solitário que se encarrega da investigação. Baseado em uma história real. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019. Classificação indicativa: 12 anos.

A Grande Dama do Cinema [ADF]: O filme conta a história de uma antiga estrela do cinema que firma uma amizade com um ator nos últimos anos de vida, um roteirista frustrado e um diretor das antigas para preservar o universo lúdico que criaram dentro de uma mansão clássica utilizada nos seus filmes da era de ouro. No entanto, dois jovens chegam ao local querendo comprar o espaço e podem colocar tudo a perder, mas os artistas não entregarão seu legado sem antes tomar algumas medidas drásticas. Classificação indicativa: 12 anos.

A Estrada 47 [ADFC]: Mais de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira lutaram na Segunda Guerra Mundial. Quase todos de origem pobre e despreparados para o combate. Os pracinhas tiveram que aprender a lutar pela sobrevivência. Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo no sopé do Monte Castelo, os soldados Guimarães, Tenente, Piauí e Laurindo se perdem uns dos outros. Desesperados, com frio, fome e sede, eles têm de optar por enfrentar a Corte Marcial ou encarar novamente o inimigo. Classificação indicativa: 16 anos.

Al Paredon [SVC]: O significado da luta de classes, o exercício do poder e o imaginário governante de suas ações. De forma hilariante, o filme mostra a concretização de relações de poder na sociedade de hoje. Uma classe se impõe a outra, com formas diversas e desiguais de violência, revelando o Estado como instrumento de repressão às classes dominantes. Classificação indicativa: 12 anos.

O Despertar das Formigas [CCR]: Isa tem mais do que o suficiente em seu prato com dois filhos e a casa, que ela administra sozinha. Quando seu marido insiste em seu desejo de um terceiro filho, ela percebe que algo deve mudar. Classificação indicativa: 14 anos.

El Príncipe [ACC]: Um drama prisional homoerótico dos anos 70 baseado em um romance popular de baixa circulação, rastreando as experiências sexuais, frequentemente violentas e eventualmente assassinas do narcisista Jaime, de 20 e poucos anos. Classificação indicativa: 18 anos.

Amazônia Groove [ABC]: Cruzando a Amazônia Paraense, artistas e tradições musicais que pulsam são revelados em uma região pouco conhecida dos próprios brasileiros. As extraordinárias vidas dos protagonistas e a intangível forca do lugar, fruto de antigas culturas, faz emanar uma sonoridade única. Classificação indicativa: livre.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo