Pesquisar
Close this search box.

Mostra Terry Gilliam – O Onírico Anarquista | No CCBB

Mostra Terry Gilliam – O Onírico Anarquista

Mostra “Terry Gilliam – O Onírico Anarquista”, a mais abrangente retrospectiva já feita no Brasil da obra do cineasta, ator e animador americano, acontece no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo entre os dias 06 de abril e 02 de maio de 2022.

A mostra contará com a exibição de 28 produções em sessões presenciais e 3 filmes em formato online. Além disso, ocorrerão atividades paralelas como palestra, debate e curso.

O evento será totalmente gratuito e, também acontecerá em Brasília de 22 de março a 17 de abril.

A curadoria é do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli. Segundo Eduardo Reginato, Gilliam é fascinado pelo período Barroco por conta da pronunciada luta entre espiritualidade e ecletismo dicotômico. A partir disso, seu cinema combina elementos, antagônicos, como o belo e o feio, o antigo e o moderno. “Os filmes de Gilliam têm uma aparência distinta, não apenas em mise-en-scène, mas ainda na fotografia para criar uma atmosfera surreal de inquietação psicológica e um mundo fora de equilíbrio, sendo frequentemente usados ângulos incomuns de câmera. O famoso crítico americano Roger Ebert disse que o mundo de Gilliam é sempre alucinatório em sua riqueza de detalhes”, explica.

A mostra “Terry Gilliam – O Onírico Anarquista” resgata toda a trajetória de Gilliam. Nascido em Minnesota, EUA, ele começou sua carreira como animador e cartunista. Mas, foi no cinema e na televisão que se destacou. Aos 81 anos, e mais de 30 créditos de atuação e roteiro, além de outros 20 na direção, o americano radicado na Inglaterra fez parte do grupo inglês Monty Python, com a qual fez um de seus longas mais famosos: Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975).

Os curadores, no entanto, não se restringiram aos longas do cineasta. Com o intuito de fazer um grande panorama de sua carreira, a mostra apresentará curtas raros, como Storytime, de 1968, sua primeira incursão na direção de cinema. Ao todo, serão 5 curtas, além de documentários sobre Gilliam e sua obra, como Life of Python, de Michael Redhead, e Perdido em La Mancha, de Keith Fulton e Louis Pepe, cujo tema é a primeira tentativa do diretor de filmar O Homem que Matou Don Quixote, em 2000, e se transformou num verdadeiro pesadelo. O projeto só saiu do papel definitivamente quase duas décadas depois.

Considerado um cineasta cult, Gilliam concorreu ao Oscar em 1986, pelo roteiro de Brazil: O Filme, que escreveu com Tom Stoppard e Charles McKeown. No Festival de Cannes, ele exibiu Medo e Delírio (1998), e, em Berlim, Os 12 Macacos (1996). Em 2005, ganhou um Leopardo de Honra, no Festival de Locarno.

A obra de Gilliam é marcada pela inventividade e o surreal. Não por acaso, boa parte de seus filmes parecem se passar num mundo onírico – ou de pesadelo. Único americano do Monty Python, ele também é conhecido pelo humor ácido e a crítica ao mundo contemporâneo por meio do realismo fantástico. Assim, criou imagens poderosas, como os voos de Sam Lowry, em Brazil – O Filme, ou o universo delirante do Dr Parnassus, no filme de 2009.

Além disso, o cineasta traz em sua obra um tom de distopia moderna, o pesadelo da contemporaneidade soterrada sob burocracia e opressão. “São imensos cenários, uma arquitetura abrangente, decadente e opressora, são essas as representações fílmicas de Gilliam: dos sistemas infinitos e burocráticos, das instituições que aniquilam a liberdade do indivíduo, mas onde o indivíduo ainda tem uma última possibilidade de sonhar ou lutar tentando destruir um sistema autocrático”, diz Christian Caselli.

Para Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB em São Paulo, “apresentar a obra de Terry Gilliam gratuitamente ao público geral, é reforçar o papel do Centro Cultural Banco do Brasil na promoção e acesso à cultura”.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL:

06 de abril – quarta-feira

16:30 – The Do-It-Yourself Animation Show + Curtas-metragens (Storytime; O Milagre do Vôo; The Crimson Permanent Assurance; Wholly Family; A Lenda de Hallowdega) – 93 min – 14 anos

07 de abril – quinta-feira

18:30 – Jabberwocky, um Herói por Acaso – 105 min – 14 anos

08 de abril – sexta-feira

18:30 – Monty Python em Busca do Cálice Sagrado – 91 min – 12 anos

09 de abril – sábado

16:00 – Monty Python – O Sentido da Vida – 107 min – 14 anos

18:30 – Os 12 Macacos – 129 min – 14 anos

10 de abril – domingo

14:30 – Os Bandidos do Tempo – 116 min – Livre

17:00 – O Pescador de Ilusões – 137 min – 14 anos

11 de abril – segunda-feira

16:40 – Monty Python’s Flying Circus – Terry Gilliam’s Personal Best + Monty Python and the Holy Grail: Revisited (documentários) – 73 min – Livre

13 de abril – quarta-feira

14:00 – Contraponto – 120 min – 14 anos

14 de abril – quinta-feira

16:00 – Os Irmãos Grimm – 118 min – Livre

15 de abril – sexta-feira

16:00 – O Teorema Zero – 107 min – 14 anos

18:30 – O Homem que Matou Dom Quixote – 132 min – 14 anos

16 de abril – sábado

16:30 – E Agora Para Algo Completamente Diferente – 88 min – 12 anos

18:30 – Monty Python – O Sentido da Vida – 107 min – 14 anos

17 de abril – domingo

15:00 – Jabberwocky, um Herói por Acaso – 105 min – 14 anos

17:30 – Monty Python em Busca do Cálice Sagrado – 91 min – 12 anos

18 de abril – segunda-feira

17:00 – Life of Python (documentário) – 45 min – 12 anos

20 de abril – quarta-feira

18:00 – The Do-It-Yourself Animation Show + Curtas-metragens (Storytime; O Milagre do Vôo; The Crimson Permanent Assurance; Wholly Family; A Lenda de Hallowdega) – 93 min – 14 anos

21 de abril – quinta-feira

15:30 – The Madness and Misadventures of Münchausen (documentário) – 73 min – Livre

17:30 – As Aventuras do Barão de Münchausen – 126 min – Livre

22 de abril – sexta-feira

16:00 – Medo e Delírio – 116 min – 14 anos

18:30 – Teorema Zero – 107 min – 14 anos

23 de abril – sábado

16:00 – O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus – 123 min – 12 anos

18:00 – Brazil: o Filme – 123 min – 14 anos

24 de abril – domingo

15:00 – Os 12 Macacos – 129 min – 14 anos

17:40 – Os Irmãos Grimm – 118 min – Livre

25 de abril – segunda-feira

18:30 – E Agora Para Algo Completamente Diferente – 88 min – 12 anos

27 de abril – quarta-feira

18:30 – Os Bandidos do Tempo – 116 min – Livre

28 de abril – quinta-feira

17:00 – Getting Gilliam (documentário) – 45 min – 14 anos

18:30 – Contraponto – 120 min – 14 anos

29 de abril – sexta-feira

15:30 – O Pescador de Ilusões – 137 min – 14 anos

18:30 – Medo e Delírio – 116 min – Livre

30 de abril – sábado

16:00 – O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus – 123 min – 12 anos

18:30 – As Aventuras do Barão de Münchausen – 126 min – Livre

01 de maio – domingo

16:00 – The Battle of Brazil: A Video History (documentário) – 60 min – 12 anos

17:30 – Brazil: o Filme  – 123 min – 14 anos

02 de maio – segunda-feira

16:30 – Perdido em La Mancha (documentário) – 90 min – 12 anos

18:30 – O Homem que Matou Dom Quixote – 132 min – 14 anos

PROGRAMAÇÃO ON-LINE:

Atividades:

16 de abril, 14h

PALESTRA: TERRY GILLIAM E AS DISTOPIAS

Professor: Carlos Primati

Carga horária: 90 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Evento gratuito e on-line.

Inscrições a partir de 30 de março pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

Conteúdo: Partindo de produções como Brazil, o Filme, Os 12 Macacos e Teorema Zero, o palestrante convidado irá apresentar ao público o olhar do cineasta Terry Gilliam para histórias distópica, apontando a originalidade do cineasta e, também, suas referências na construção de tais filmes.

20 de abril, 19h30

DEBATE: TERRY GILLIAM: CINEASTA AUTORAL OU DE GÊNERO?

Mediação: Christian Caselli

Debatedores: Carlos Primati e Laura Loguercio Cánepa

Carga horária: 90 minutos

Classificação indicativa livre

Evento gratuito e on-line.

Exibição via canal do Youtube da BLG Entretenimento

Conteúdo: Assim como inúmeros diretores autorais transitam entre diversos gêneros, Terry Gilliam segue esse caminho e sempre imprime sua marca. Sendo assim, ele passa pela aventura, comédia, terror, ficção-científica não só com plena desenvoltura, como muitas vezes subverte gramáticas pré-estabelecidas. Como isto se dá?

26 e 27 de abril, 19h

CURSO: A IMAGINAÇÃO DE TERRY GILLIAM – PARTE 2

Professor: Eduardo Reginato

Carga horária: 2 encontros de 120 minutos cada

Classificação indicativa 14 anos

Evento gratuito e on-line.

Inscrições a partir de 30 de março pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

Conteúdo: A Gilliam solo: um autor único e seu fantástico cinema barroco distópico-futurista-anarquista-retrô (uma ideia bem gilliamesca!). As influências filosóficas, literárias e cinematográficas de Terry Gilliam da primeira infância à maturidade – parte 2.

Filmes com exibição on-line:

O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.

Para assistir aos filmes basta acessar o endereço da plataforma e clicar na imagem do cartaz. Não é preciso cadastro.

Os 12 Macacos – 129min – 14 anos. | Disponível de 12 de abril, 13h, até 02 de maio, 23h59.

Filmes com Recursos de Acessibilidade

As Aventuras do Barão de Münchausen – legenda descritiva – 126min – Livre | Disponível de 19 de abril, 13h, até 02 de maio, 23h59.

Os Irmãos Grimm – dublado e com audiodescrição – 118min – Livre | Disponível de 19 de abril, 13h, até 02 de maio, 23h59.

SOBRE OS CURADORES

Eduardo Reginato – curador, mediador do debate, professor do curso, palestrante

Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura fantástica, de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa Cinema Mundo (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas (Re)corte Cultural e Arte com Sérgio Britto da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras Bertrand Blier e a Comédia da Provocação (2017) na Caixa Cultural SP, Mel Brooks – Banzé no Cinema (2020), Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror (2021) no CCBB, entre outras. Foi produtor das mostras O Cinema Total de David Lean (2015), Syberberg, um filme da Alemanha (2016), Aventura Antonioni (2017), Scorsese (2019), Fellini, il Maestro (2020), entre outras.

Christian Caselli – curador, mediador do debate, palestrante

Cineasta, editor e curador. Ganhou retrospectivas de sua obra em 2005 e 2015 em Portugal, em 2013 no Peru e em vários festivais do Brasil. Acumula mais de 10 prêmios e seu curta mais conhecido é “O Paradoxo da Espera do Ônibus”, de 2007. Trabalhou na edição e videografismo no longa “Salto no Vazio” (de Cavi Borges) e em documentários sobre o cantor Serguei e os cineastas Neville de Almeida, Ivan Cardoso e Luiz Rosemberg Filho. Para a TV, dirigiu as séries “Trash!” e “Cinema de Bordas” (Canal Brasil) e os programas “A TV que o Brasil Está Pensando” e “TV e Grandes Autores” (TV Brasil). Presta serviços para eventos de cinema em todo país, tais como Mostra do Filme Livre (desde 2005), Maranhão na Tela (desde 2008), Festival Curta o Curta, entre outros. Nestes, realiza oficinas, vinhetas, curadoria, produção, making-ofs, etc.

SERVIÇO:

Mostra Terry Gilliam – O Onírico Anarquista

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Período: 06 de abril a 02 de maio de 2022

Ingressos: Pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria

Gratuito

Classificação indicativa: De acordo com cada filme

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo