Uma Noite Sem Lua é uma pequena produção uruguaia que conseguiu ser indicada como representante do país na disputa ao Oscar. Realmente, um feito surpreendente para o longa-metragem de estreia seu diretor Germán Tejeira.
A história
O filme se passa numa pequena cidade no interior do Uruguai, na véspera de ano novo. E acompanha esse recorte temporal de três homens que não se conhecem, mas que possuem a solidão como ponto em comum.
Miguel é um ex-músico e presidiário que consegue um indulto de fim de ano de apenas um dia. Então, aproveita para se apresentar em uma festa de réveillon num restaurante pequeno, para reviver o que fazia antes. Mas o problema é que ninguém presta atenção nas suas músicas. Quando acontece um apagão, Miguel canta uma música que fascina a todos os presentes.
Já o mágico Antonio dirige seu carro para se apresentar nessa mesma festa. Porém, o pneu de seu carro fura e, com o estepe vazio, ele resolve esperar por socorro junto ao posto de pedágio. Lá, ele tem a companhia da única funcionária da noite, Laura, com quem, aos poucos, se envolve. Mas, ele destrói as esperanças dela de isso ser o início de um novo relacionamento quando Antonio afirma que prefere ficar sozinho. O final deste relato, contudo, reacende essa esperança quando Laura encontra o coelho que o mágico havia perdido durante a noite.
Por fim, César é um pai divorciado que se junta à nova família da ex-esposa para a festinha de réveillon, a fim de reconquistar a filha ainda criança. César vai com ela a um parque de diversões, mas um apagão os deixa presos no alto de uma roda gigante, abrindo uma inesperada oportunidade para se aproximarem.
Análise do filme
A estrutura narrativa de Uma Noite Sem Lua intercala essas três estórias, contando-as em paralelo. Essa talvez seja sua maior complexidade, já que se trata de um filme com uma simplicidade latente, das suas estórias às suas tramas. O momento mais diferenciado é aquele em que a câmera desfoca a luz de um poste e a apresenta como se fosse a lua, aquela do título, e que some durante o longo apagão.
Uma Noite Sem Lua é um simpático filme sobre solidão, com um tom esperançoso que combina com a véspera de fim de ano, quando acontecem suas estórias.
Ficha técnica:
Uma Noite Sem Lua (Una Noche Sin Luna, 2014) Uruguai/Argentina. 78 min. Dir/Rot: Germán Tejeira. Elenco: Roberto Suárez, Daniel Melingo, Marcel Keoroglian, Elisa Gagliano, Adrián Biniez, Horacio Camandule, Verónica Perrotta, Julio Toyos, Willow Vaz.