MUBI | Joachim Trier, Joseph Losey e mais em maio/2022

Thelma (filme)
Cannes

Em maio, quando as estrelas começam sua peregrinação anual ao Boulevard de la Croisette, a MUBI tem o orgulho de apresentar uma retrospectiva especial dedicada a Cannes. Incluindo sucessos recentes do festival, como a estreia exclusiva de Deception de Arnaud Desplechin (adaptado do romance homônimo de Philip Roth) e Sycorax de Lois Patiño e Matías Piñeiro, ao lado de Bye Bye Brasil, o clássico moderno de Cacá Diegues e muito mais, este especial encanta com sua variedade de vozes que deixaram suas marcas no festival de cinema mais prestigiado do mundo.

Joachim Trier

Recentemente exaltado por seu último filme A Pior Pessoa do Mundo, indicado ao Oscar, Joachim Trier é um dos grandes nomes de sua geração. Em maio, a MUBI dá continuidade ao especial dedicado ao diretor norueguês, exibindo a segunda parte de sua celebrada “Trilogia de Oslo”, que se inicia com Começar de Novo (já disponível na plataforma) e segue com Oslo, 31 de Agosto. Confira também o perspicaz terror Thelma (foto/divulgação), candidato oficial da Noruega ao Melhor Filme Internacional no Oscar® de 2017.

A Mulher de um Espião

Recém-saído dos cinemas, o mais novo filme de Kiyoshi Kurosawa chega à MUBI. Um thriller finamente calibrado e narrado durante a Segunda Guerra Mundial, A Mulher de um Espião equilibra delicadamente o peso do patriotismo contra nossas obrigações morais.

Joseph Losey

Um dos mais importantes cineastas do século 20 e um grande mentor do cinema europeu finalmente chega à MUBI. A plataforma exibe em maio duas grandes obras de Joseph Losey: Cidadão Klein, estrelada por Alain Delon, Jeanne Moreau e Juliet Berto, indicada a Palma de Ouro em Cannes e vencedora do Prêmio César nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Design de Produção; e Estranho Acidente, vencedor do Grande Prêmio de Cannes, com Dirk Borgarde, Jacqueline Sassard e Michael York.

Great Freedom, de Sebastian Meise

Vencedor do Prêmio do Júri da Un Certain Regard, Great Freedom segue Hans (Franz Rogowski), um homem gay na Alemanha do pós-guerra que vive sob o parágrafo 175, uma lei repressiva que tornava a homossexualidade motivo para a prisão. Décadas passam quando Hans é repetidamente preso por sua sexualidade, enquanto na prisão ele desenvolve uma relação cada vez mais próxima com seu companheiro de cela Viktor, um assassino condenado à prisão perpétua. O que começa como repulsa floresce ao longo do tempo para algo muito mais terno, próximo ao amor, neste poderoso e comovente drama que solidifica ainda mais o lugar de Rogowski como um dos melhores atores europeus.

Deception

O mestre Arnaud Desplechin retorna com um projeto passional cuja produção levou 30 anos, Deception, uma adaptação fascinante do romance autobiográfico de Philip Roth. O longa narra a história de um escritor americano, Philip (Denis Podalydès), que tem sua vida em Londres abalada por um caso com uma mulher casada (a sempre incrível Léa Seydoux), esta é uma poderosa história de sexo e lealdade.

Sycorax

Por fim, selecionados para a Quinzena dos Diretores de Cannes em 2021, Lois Patiño e Matías Piñeiro unem forças para esta reinterpretação onírica de “A Tempestade”, de Shakespeare. Mesclando imagens encenadas e naturais, texto e silêncio, movimento e quietude, enquanto usam apenas as próprias palavras do Bardo, essa peça de teatro virtual desafia a compreensão patriarcal de Sycorax, mãe de Caliban, apenas lembrada como a bruxa, e dá a ela um novo senso de humanidade.

Mais informações em: https://mubi.com

Veja abaixo a programação completa de maio na MUBI:

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo