Março 2022 na MUBI: Pasolini, Godard, e mais!

Lingui, the Sacred Bonds (filme)

A MUBI homenageia os cem anos do nascimento de Pier Paolo Pasolini com uma programação dedicada especialmente a este complexo e apaixonado autor. Intelectual influente, Pasolini nunca se esquivou das controvérsias, questionando sempre as convenções italianas da religião, consumismo e homossexualidade. Em março de 2022, a MUBI exibe seus filmes: Accattone – Desajuste Social, O Evangelho Segundo São Mateus e Édipo Rei.

Jean-Luc Godard ganha uma restrospectiva na MUBI. Quatro das obras-primas essenciais do diretor chegam à programação: Carmen de Godard, baseado na ópera Carmen de Bizet, Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1983; Tempo de Guerra, quinto filme do cineasta e que tem a participação de Barbet Schroeder no elenco; Máfia em Paris, que fez parte da seleção oficial de Cannes em 1985 e marca a estreia de Julie Delpy em longa-metragem; e Made in U.S.A., inspirado no filme de Howark Hawks À Beira do Abismo, com Anna Karina, Marianne Faithfull e Jean-Pierre Léaud.

Um dos nomes mais famosos da Nova Onda de Toronto, a multitalentosa Patricia Rozema chega à MUBI. Neste mês, confira com exclusividade a restauração em 4K do clássico Eu Ouvi o Canto das Sereias, um marco no cinema queer – uma história encantadora sobre uma jovem sonhadora com aspirações artísticas. Em também, Mouthpiece, um olhar poderoso, engraçado e muito original sobre uma jovem millennial.

O cinema do Chade

Neste mês, a MUBI abre a oportunidade de conhecermos o cinema do Chade, país da África Central. Para isso, exibe três obras do aclamado diretor Mahamat-Saleh Haroun. Hissène Habré, a Chadian Tragedy e Abouna equilibram o pessoal com o político ao abordar a irmandade. Já Um Homem Que Grita, vencedor do Prêmio do Júri de Cannes, se inspira no clássico de F. W. Murnau A Última Gargalhada, um poderoso retrato de como a insegurança social, a pobreza e a guerra civil podem despedaçar uma família.

Além destes, a MUBI apresenta Lingui, The Sacred Bonds (foto/divulgação), o mais recente filme de Mahamat-Saleh Haroun. Nos arredores da capital do Chade, a determinada mãe solteira Amina trabalha incansavelmente para sustentar a si mesma e sua filha Maria de 15 anos. Quando Amina descobre que Maria está grávida e não deseja ter o filho, as duas começam a procurar alguém para fazer um aborto, ato condenado tanto pela religião quanto pela lei. No processo, mãe e filha estreitam uma conexão mais forte do que qualquer outra que já viveram. Lingui, The Sacred Bonds, é uma visão impressionante da solidariedade feminina.

Estreias

Entre as estreias na plataforma, destaca-se Train Again (2021), de Peter Tscherkassky. Selecionado oficialmente para Cannes e para o Festival de Toronto em 2021, Train Again marca o retorno do mestre vienense Peter Tscherkassky depois de anos. Atravessando tanto a longa história das ferrovias quanto a vanguarda cinematográfica, o resultado é uma obra caleidoscópica, que forma uma explosão animadora aos sentidos e, alegremente, lembra o poder eterno do cinema.

Outra produção recente que chega à MUBI é Feast (2021), de Tim Leyendekker. Este assombroso filme de estreia do artista visual, fotógrafo e cineasta assume o infame caso Groningen HIV, em que homens foram efetivamente drogados e receberam injeções com sangue contaminado em festas. Ao longo de sete vinhetas, Feast é um trabalho surpreendente de docuficção que habilmente remixa o gênero do true crime.

Por fim, também merece atenção especial Love After Love (2020), de Ann Hui, mestre da Nova Onda de Hong Kong. Sua terceira adaptação de Eileen Chang encontra uma Hong Kong pré-guerra e uma história de amor visualmente impressionante. Com fotografia suntuosa de Christopher Doyle e uma partitura do lendário compositor Ryuichi Sakamoto, o filme é lindamente montado, inundado de opulência tropical, e revela um mundo onde praticamente toda interação humana é reduzida a um sistema de troca econômica.

Programação

Confira abaixo toda a programação de filmes que entram no catálogo da MUBI em março de 2022 (sujeita a alterações pela plataforma). Lembrando que os títulos ficam disponíveis por 30 dias.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo