Na Estrada tinha como missão transportar para as telas o cultuado livro “On The Road” (1957), no qual Jack Kerouac retrata o espírito beatnik que encarnava, utilizando como personagens ele mesmo e seus amigos com pseudônimos. Assim, Keouac era o protagonista Sal Paradise, Neal Cassady era Dean Moriarty, Allen Ginsberg era Carlo Marx, William S. Burroughs era Old Bold Lee, e assim por diante. O livro narrava as idas e vindas do grupo, viajando pelos Estados Unidos buscando experiências para inspirar suas obras literárias e mesmo para as suas vidas.
Beatnik
O que mais atraia no livro era o sentimento beatnik, transpirando liberdade de atitudes e pensamentos, um viver amoral sem culpas. Retratar esse espírito em imagens seria o grande objetivo do diretor brasileiro Walter Salles. Porém, um objetivo não atingido.
O clima de Na Estrada soa pesado demais. A leveza do espírito beatnik se perde em cenas nervosas, em ritmo frenético, como se movidas pelas drogas e pelas notas desarmônicas do jazz que percorre a sua trilha sonora. Por outro lado, a amoralidade desaparece e dá lugar à imoralidade. E, o que era livre parece errado. Enfim, há julgamentos demais encobrindo a liberdade. Por isso, enquanto o livro era um convite tentador a viver como um beatnik, o filme condena essa geração.
Elenco
O protagonista, interpretado por Sam Riley não evoca a empatia do espectador. Neal Cassady devia ser uma figura imensamente carismática e charmosa, o que não ocorre na atuação de Garrett Hedlund – esse papel deveria ter caído nas mãos de algum ator no estilo Jack Nicholson. Kristen Stewart, pelo menos, não compromete e se sai melhor como menina safada do que como a heroína da série Crepúsculo. Mas, quem está realmente bem é Kirsten Dunst, como a sofrida e reclamona esposa de Neal Cassady.
Em suma, o filme talvez se aproximasse mais do livro se contivesse mais narrativas do escritor protagonista, reproduzindo as linhas da obra original, se houvera uma seleção de músicas mais leves para a trilha sonora e se a fotografia fosse mais clara.
___________________________________________
Ficha técnica:
Na Estrada (On The Road, 2012) Dir: Walter Salles. Roteiro: Jose Rivera. 124 min. Com Sam Riley, Garrett Hedlund, Kristen Stewart, Amy Adams, Tom Sturridge, Alice Braga, Elisabeth Moss, Danny Morgan, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Ximena Adriana, Sarah Allen, Steve Buscemi, Michael Sarrazin, Terrence Howard, Coati Mundi.
Assista: diretor e elenco falam sobre “Na Estrada”.