Não Beba Dessa Água
[seo_header]
[seo_footer]

Não Beba Dessa Água

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Não Beba Dessa Água (Don’t Drink the Water) se distingue na filmografia de Woody Allen por ser uma produção feita para a televisão. Talvez, por isso, sua direção não está tão segura. A câmera na mão, trêmula, alguns enquadramentos com os personagens longe demais, enfim, Woody Allen experimenta, mas na telinha a dinâmica é diferente. Deixar os personagens longe, por exemplo, não funciona muito bem, pois mal conseguimos ver as expressões em seus rostos.

A trama em si não é original, mas isso não representa nenhum problema para Allen. Afinal, o que conta são os diálogos, e, nesse quesito, frases hilariantes não faltam, apesar de com menos frequência do que nas suas melhores obras. Aqui, encontramos também a comédia pastelão da primeira fase de Allen, com correrias e confusões que remetem aos Irmãos Marx, ídolos do cineasta. Isso já era esperado, pois o filme se baseia na peça que Allen lançou na Broadway em 1966.  

A história se passa nos anos 1960 em um país europeu atrás da Cortina de Ferro. Em plena Guerra Fria, o turista americano Walter Hollander (Woody Allen) tira uma foto de um lugar secreto, e por isso é confundido com um espião. Então, ele, sua esposa Marion (Julie Kavner) e sua filha Susan (Mayim Bialik) se refugiam na embaixada dos EUA. Porém, chegam justamente quando Axel Magee (Michael J. Fox), o atrapalhado filho do embaixador, o substitui durante uma viagem. Os Hollanders ficarão semanas no local, até tentarem uma arriscada fuga.

Elenco

No elenco, além do próprio Woody Allen, que sempre dá um toque especial às suas comédias, está sua constante parceira artística Julie Kavner, e o talentoso comediante Dom DeLuise. Aliás, sem DeLuise, o personagem do padre que tenta em vão fazer truques de mágica seria um desastre, pois é bem caricato. Dois jovens talentos da televisão se juntam à turma, o que cai bem já que estão acostumados ao meio para o qual o filme é destinado. Um deles é o carismático Michael J. Fox, que surgiu na série Caras e Caretas (Family Ties). E o outro é Mayim Bialik, que depois faria The Big Bang Theory e o recente Call Me Kat.

Não Beba Dessa Água, enfim, não alcança a qualidade dos filmes para o cinema de Woody Allen. Mas é preciso considerar que o roteiro foi escrito nos anos 1960, quando o seu contexto político era bem mais relevante.

___________________________________________

Ficha técnica:

Não Beba Dessa Água | Don’t Drink the Water | 1994 | 92 min | EUA | Direção e roteiro: Woody Allen | Elenco: Woody Allen, Julie Kavner, Michael J. Fox, Mayim Bialik, Dom Deluise, Ed Herlihy, Josef Sommer, Robert Stanton, Edward Herrmann, Rosemary Murphy.

Onde assistir:
Não Beba Dessa Água
Não Beba Dessa Água
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo