O instituto Nicho 54 participa do Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cannes que acontece entre os dias 17 e 25 de maio de 2022. Sua comitiva é composta por sete mulheres negras ligadas ao programa Nicho Executiva.
Formam o grupo em Cannes: Fernanda Lomba, cofundadora do Nicho 54 e idealizadora do Nicho Executiva; Joelma Gonzaga, produtora e coordenadora do Nicho Executiva; e as cinco produtoras participantes do programa. São elas: Cláudia Roberta (Tocantins), Daiane Rosário (Bahia), Emanuela Barboza (Rio de Janeiro), Flávia Santana (Bahia) e Yolanda Barroso (Rio de Janeiro).
Com roteiro de atividades entre os dias 20 e 24 deste mês, a participação da comitiva no evento integra as ações de internacionalização do instituto. Além disso, contempla o módulo prático do programa Nicho Executiva, que possibilita às profissionais vivências em eventos de mercado no Brasil e no exterior como membros da indústria. Em 2022, as executivas já marcaram presença na edição online do European Film Market (EFM), bem como no Toolbox, ambos dentro do Festival de Berlim.
“A presença em eventos de mercado desta magnitude é de extrema importância para o desenvolvimento das carreiras das participantes do Nicho Executiva. Durante esta passagem da nossa comitiva pelo Marché du Cannes, as produtoras estarão imersas em um contexto audiovisual efervescente e criativo. E isso permite a conexão com players de diversos países para ampliar a rede de contatos e estabelecer relacionamentos profissionais”, explica Fernanda Lomba.
Sobre o Nicho Executiva
Desde fevereiro de 2022, o Nicho Executiva oferece formação teórica e prática em Produção Executiva para o mercado audiovisual. O programa empenha recursos, tecnologias e estratégias em uma metodologia própria que busca atingir objetivos concretos na jornada de aprendizagem e fortalecimento do perfil de liderança executiva de mulheres negras.
“Ampliar a presença de profissionais negras nas lideranças executivas e criativas dos processos audiovisuais, significa repensar todo um sistema que vem desde sempre construindo as narrativas e disputando imaginários sem considerar a diversidade e a amplidão de vozes da nossa sociedade”, afirma Joelma Gonzaga.
Esta primeira edição do programa selecionou cinco produtoras negras em estágio inicial e médio de carreira. Além de formação sobre atuação executiva, as profissionais recebem aulas de inglês, suporte psicoterapêutico e participam de reuniões com executivos do setor audiovisual. Os módulos abordam temas como Internacionalização, Jurídico, Regulação, Comercialização, Planejamento, Distribuição e Line Production.
A primeira edição do Nicho Executiva é realizada em parceria com a Open Society Foundations, Instituto Ibirapitanga, Instituto Goethe/Hilfsfonds e apoio institucional do Projeto Paradiso. As empresas e instituições que desejam apoiar o programa, bem como as demais ações do Nicho 54, podem enviar e-mail para [email protected]
Serviço:
Comitiva do Nicho 54 no Marché du Film, em Cannes.
De 20 a 24 de maio de 2022