Pesquisar
Close this search box.

Vai começar o festival negro de cinema | NICHO Novembro 2022

Identidade (no NICHO Novembro 2022)

A quarta edição do festival negro de cinema NICHO Novembro acontece na cidade de São Paulo, de 4 a 13 de novembro de 2022.

O evento é realizado pelo Instituto NICHO 54. A organização fundada em 2019 com a missão de desenvolver carreiras de profissionais negros em posições de liderança no mercado audiovisual. Assim, busca promover equidade racial e de gênero em toda cadeia do setor, e expandir sonhos e caminhos de vida para pessoas negras no Brasil.

“O NICHO Novembro é o evento mais importante do ano para o Instituto NICHO 54. Durante dez dias, o festival materializa nossos três eixos de atuação. São atividades de formação profissional no audiovisual, debates e contribuições práticas para a construção de um mercado de trabalho com equidade racial e de gênero. E curadoria, com uma mostra de filmes que celebra as vidas negras em toda nossa potência e complexidade.”, diz Fernanda Lomba, cofundadora e diretora-executiva do NICHO 54.

Alcance maior

Em comparação aos anos anteriores, a edição do festival em 2022 está ainda mais robusta. De fato, será a maior edição da história, refletindo o crescimento do próprio Instituto NICHO 54.

O NICHO Novembro espera receber seu maior público até agora. Desta vez, com programações simultâneas em dois dos principais espaços culturais da cidade de São Paulo — o Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Rua Vergueiro, e o Instituto Moreira Salles (IMS), na Avenida Paulista. Além disso, residentes em outras cidades e países devem assistir aos filmes pela plataforma de streaming SALA 54.

“A potência do NICHO Novembro sempre esteve em uma curadoria dedicada e cuidadosa, que investe em pesquisa e construção de relações. Além disso, busca conciliar a força das histórias com ousadia formal, trazendo obras que se destacaram em festivais internacionais e que constroem pontes na diáspora negra”, diz Heitor Augusto, programador-chefe e cofundador do Instituto NICHO 54.

CURADORIA: filmes de destaque em 2022

Neste ano, o NICHO Novembro apresenta 31 filmes, que representam um recorte potente da safra anual de obras focadas nas vivências negras do Brasil e do exterior. Entre eles, estão Manhã de Domingo (vencedor do prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim), de Bruno Ribeiro; A Perda de Joy (Losing Joy, BlackStar Film Festival), de Juliana Kasumu; Esconderijo dos Lagos Gêmeos (Twin Lakes Haven, Festival de Locarno), de Philbert Aimé Mbabazi Sharangabo. Ambientados em diferentes localidades — Rio de Janeiro, Londres (Reino Unido) e Musanze (Ruanda) —, essas três obras trazem olhares delicados sobre personagens negros em suas intimidades e investem na conexão entre público e personagem, apresentando diferentes formas de luto e caminhos para superação.

Outro destaque é Sessão Bruta (Mostra de Tiradentes), de As Talavistas e Ela Ltda. Este longa brasileiro apresenta a energia da coletividade e do que pode ser produzido a partir do encontro de pessoas LGBTQIA+, com foco nas experiências de pessoas trans e travestis. Nesse filme híbrido e experimental entramos em contato com a força do cotidiano que descentraliza a cisgeneridade.

Cabo Verde e sessão ao ar livre

Além disso, o NICHO Novembro 2022 destaca a nova produção audiovisual cabo-verdiana. O programa “Tela de Pano-Terra: Nova Onda Cabo Verde” (“Ekran D’pánu Téra: Nobu Vaga Kauberdi”) apresenta um recorte curatorial que abraça as nuances das identidades e da memória coletiva, da (des)pertença, do hibridismo, do estar em trânsito e da transnacionalidade da caboverdianidade. “Essa seleção é um marco, pois  é a primeira vez que o NICHO Novembro acolhe uma retrospectiva. A seleção feita pelo produtor e documentarista Pedro José-Marcellino ilustra o comprometimento do instituto com a interlocução em diáspora”, ressalta Augusto.

Por fim, no último dia do festival, 13 de novembro, às 19h, o público vai poder participar ainda de uma sessão de cinema ao ar livre com os filmes Men Nan Men e Ainda Estamos Aqui (“Nos Tenemos”). Ambientados, respectivamente, no Haiti e em Porto Rico, os documentários reforçam a potência do estar em comunidade, um dos valores do instituto. Nesse sentido, ambos trazem personagens resilientes que resistem às adversidades por meio da organização coletiva.

Confira a programação completa, com todas os filmes e atividades em: https://www.instagram.com/nicho54br/ e www.sala54.com.br.

Serviço:

Festival negro de cinema NICHO Novembro 2022 (4ª edição)

De 4 a 13 de novembro de 2022

Centro Cultural São Paulo (CCSP) — Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo, SP — e Instituto Moreira Salles (IMS) — Avenida Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo, SP

Programação completa: https://www.instagram.com/nicho54br/ e www.sala54.com.br.

(foto/divulgação: “Identidade” [Identidadi])

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo