NOTRE DAME: comédia filmada antes do incêndio estreia nos cinemas

Notre Dame (filme)

Notre Dame estreia nos cinemas brasileiros dia 11 de fevereiro já com um gosto de nostalgia. Afinal, o filme registra imagens da histórica catedral que foi danificada por um incêndio em abril de 2019.

Mas, antes mesmo desse episódio trágico, a diretora e protagonista do filme, Valérie Donzelli, já o considerava uma declaração de amor a Paris. De fato, a diretora filma a cidade com o carinho de quem lá nasceu e cresceu.

“Paris tem passado por um período muito difícil desde os ataques de 2015. Agora é como se estivéssemos em um estado permanente de caos. Na verdae, a cidade té parece diferente. A cada cinco minutos, podemos ouvir o som áspero das sirenes da polícia soando. Então, sim, eu queria trazer sua beleza de volta ao primeiro plano. Mas, sem minimizar sua violência e pobreza. Em outras palavras, incluindo todas as pessoas que têm que viver e dormir nas ruas.”, declarava a cineasta.

Maud Crayon

E ela define o filme Notre Dame como “uma história sobre um fracasso relacionado à arquitetura.”  Dessa forma, o filme acompanha Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças. Por acaso, ela vence um concurso da prefeitura de Paris para reformar o pátio da catedral de Notre Dame. Como resultado, precisa ligar com todo esse trabalho, além de um antigo amor que reaparece.

Afinal, Maud é uma mulher contemporânea que precisa se desdobrar para dar conta de tudo. Além do seu trabalho, ela é responsável por seus filhos. E, até por seu ex-marido, que está sempre por perto quando briga com sua namorada. Assim, cheia de energia, ela não para por um minuto e sempre se encontra ocupada.

Porém, no meio dessa correria, ela é incapaz de parar para refletir e tomar as decisões que poderiam tornar sua vida mais fácil. “De fato, Maud carrega dentro de si essa força motriz, esse impulso neurótico que a impede de parar. Até certo ponto, Maud Crayon sou eu. Mas, também, todas as mulheres em ambientes urbanos, que trabalham e assumem tudo.”, explica a diretora Valérie Donzelli.

Enfim, Notre Dame foi um dos destaques do Festival Varilux de Cinema Francês de 2020. Além disso, foi exibido no Locarno International Film Festival. Agora, chega aos cinemas com distribuição da Califórnia Filmes.

fonte: divulgação

Ficha Técnica:

Direção: Valérie Donzelli.

Elenco: Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Thomas Scimeca.

Gênero: Comédia.

País: França.

Ano: 2019.

Duração: 90 min.

Trailer:

Em breve, leia a crítica do filme aqui.

Onde assistir:

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo