O Astronauta (Spaceman), adaptação do livro de 2017 de Jaroslav Kalfar, coloca Adam Sandler perto do cinema de Andrei Tarkovsky. É a impressão que deixa, pelo menos, essa ficção-científica existencial de Johan Renck, diretor de séries que só tem um longa no currículo, Distúrbios do Prazer (Downloading Nancy, 2008).
Na trama, Sandler interpreta Jakub Prochazka, um astronauta tcheco próximo de completar a missão de investigar uma formação perto de Júpiter. Sozinho por muito tempo no espaço, ele encontra a inusitada companhia de um alienígena que parece uma aranha do tamanho de uma pessoa. Será essa criatura fruto de sua imaginação?
Bem, ela surge de dentro de sua boca. Com o nome de Hanus (voz de Paul Dano), ela conversa com Jakub, e explica segredos do universo que a raça humana ainda desconhece. Mas, acima de tudo, faz as vezes de um psicólogo para Jakub se reconciliar com o passado remoto (com o pai dele que era informante do partido) e, principalmente, recente (o descaso com a esposa Lenka, papel de Carey Mulligan). Aliás, ele não sabe, mas Lenka quer deixá-lo, mas o governo impede que essa mensagem dela chegue ao astronauta nesse momento crucial dessa importante missão.
Como em Solaris
As aproximações com o cinema de Tarkovsky não estão apenas no existencialismo. Imagens enigmáticas, algumas desconfortáveis (o fim de Hanus), os planos longos, o andamento vagaroso. A direção de arte remete à época da realização de Solaris (1972), como os grandes telefones analógicos e as telas de computadores antigos. Existe uma fictícia corrida espacial, entre a República Tcheca e a Coreia do Sul. Além disso, os dois filmes colocam um psicólogo (Hanus age como um) no espaço, para tratar os efeitos do isolamento na mente humana.
Mas, o mais importante, as conversas filosóficas são justamente o ponto fraco de O Astronauta. Primeiro, porque acontecem entre o protagonista e uma aranha alienígena falante, o que demanda bastante boa vontade por parte do público. Segundo, porque falham em se aprofundar por temas complexos e profundos. Se, ao menos o filme concluísse com o fim da vida de Jakub, o tema ganharia um simbolismo forte. Porém, como está, não passa de um rascunho de Tarkovsky.
___________________________________________
Ficha técnica de “O Astronauta”:
O Astronauta | Spaceman | 2024 | 107 min | República Tcheca, EUA | Direção: Johan Renck | Roteiro: Colby Day | Elenco: Adam Sandler, Carey Mulligan, Paul Dano, Kunal Nayyar, Isabella Rossellini, Lena Olin.
Distribuição: Netflix.