Dirigido por Tristan Séquéla, a comédia francesa O Bom Doutor (Docteur?) chega aos cinemas brasileiros no dia 9 de setembro de 2021, no final de semana do feriado prolongado.
O filme conta com o veterano Michel Blanc, vencedor da Palma de Ouro de melhor ator em Cannes por Meu Marido de Batom. Ao lado dele, está o comediante e youtuber Hakim Jemili, muito famoso na França.
Michel Blanc interpreta o médico Serge Mamou-Mani, um sujeito ranzinza, cansado do seu trabalho, que não encara a medicina mais como uma vocação, mas como um fardo. Tudo muda quando sua vida cruza com um entregador de comida, interpretado por Hakim Jemili, que assume o seu lugar no trato com os pacientes.
Antes desse longa, Tristan Séguéla dirigiu 16 anos… ou quase (2013) e Rattrapage (2017).
Apesar de não ser médico, Séguéla conta que a inspiração para o filme, que ele escreveu com Jim Birmant, partiu de algumas experiências pessoais: “Meu avô-materno era médico e, com o tempo, havia perdido o gosto pela profissão. Quando criança, eu não entendia como alguém com superpoderes de cura podia ficar triste ou de mal humor.”
O drama do avô virou comédia. Assim, nasceu O Bom Doutor. Na sua trama, o cansado médico trata seus pacientes sem a menor empatia. Já Malek Aknoun, o entregador, é o oposto de Serge. Ou seja, repleto de energia, boa vontade e otimismo, que aceita substituí-lo nas consultas, depois que Serge trava as costas e tem dificuldade para andar.
O elenco e seus personagens
Por sua vez, Michel Blanc destaca o roteiro, que foge do óbvio. “Não estamos numa comédia de estripulias, na qual dois caras bem diferentes irão gritar um com o outro o tempo todo para fazer as pessoas rirem.” Ele define Serge como um homem sem expectativas a quem só lhe resta “beber, fumar e voltar para casa para dormir.” Por isso, o médico só aceita o plantão na noite de Natal para não ser demitido.
Entre um atendimento e outro, Serge trava as costas e fica com dificuldade para se locomover. Então, conta com a ajuda de Malek, que o substitui fingindo ser médico, atendendo as emergências e sendo guiado nas consultas por Serge via celular.
Hakim Jemili, que estreia no cinema nesse papel, confessa que o humanismo do filme foi o que mais lhe atraiu: “Há humor, mas também há algo de sentimental no encontro desses dois homens. E é a primeira vez que posso mostrar outras facetas do Hakim que as pessoas conhecem da televisão e internet.”
O diretor explica que sabia que não tinha em mãos uma tarefa fácil: “Afinal, uma comédia deve fazer, antes de mais nada, as pessoas rirem, e existem temas mais leves para divertir o público. Porém, sempre tive uma queda por comédias que não têm medo de abordar assuntos mais sérios. Em outras palavras, que se atrevem a fazer rir mesmo com certa angústia.”
O filme O Bom Doutor estreia no Brasil em 9 de setembro, com distribuição da Pandora Filmes. Leia a nossa crítica do filme aqui.