Pesquisar
Close this search box.
O Cão Que Não Se Cala (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

O Cão Que Não Se Cala

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Ao apresentar um panorama da vida do seu protagonista, O Cão Que Não Se Cala propõe uma rápida análise existencialista. Para garantir que o filme mantenha o público interessado, a diretora Ana Katz, em seu sexto longa, mescla situações comuns com outras fantasiosas.

O título, por exemplo, se refere ao primeiro evento que o filme mostra da vida de Sebastián. Sua cachorra chora demais quando ele está ausente e os vizinhos reclamam. Então, ele começa a levá-la ao seu trabalho, mas é demitido por isso. Quando ele se muda para o interior para tentar uma nova vida, a cachorra morre. Enfim, essa primeira parte representa apenas um dos dramas que Sebastián vivencia ao longo dos anos retratados na trama.

Material para reflexão

A intenção de O Cão Que Não Se Cala não é comover, e sim expor material para reflexão. Por isso, e, também porque economiza orçamento na produção, o filme apresenta a morte da cachorra através de desenhos. Assim como a queda de um meteoro, que obriga as pessoas a usarem um capacete com oxigênio quando acima de 1,20m. Isso cria a bizarra cena em que Sebastián e sua esposa caminham agachados para manterem as suas cabeças abaixo dessa altura. Quer dizer, na verdade, soa tão absurda quanto soaria há uns 40 anos a atual pandemia.

A fotografia em preto e branco insere um tom documental ao filme, tal qual um Zelig (1983) argentino, mas com uma vida simples, equivalente à de todos nós. Inclusive, essas obras se assemelham em suas estruturas enxutas. O Cão Que Não Se Cala não cansa, pois os acontecimentos são variados e até surpreendentes, como a ideia do meteoro.

No entanto, esse conceito cria o problema de decidir como terminar a história. O lugar comum seria acompanhar até a morte do protagonista, mas a solução escolhida privilegia o pragmatismo. Através das letras de uma canção, O Cão Que Não Se Cala resume sua proposta: “Todo va a estar bien, sólo una cosa por vez”.  Esse lema indica até a provável base para a realização desse filme. Afinal, se o orçamento não comporta efeitos visuais que mostram um meteoro caindo na Terra, resolve-se esse problema com desenhos.  


O Cão Que Não Se Cala (filme)
O Cão Que Não Se Cala (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo