Chris Pine segue a vibe dos galãs que querem desmistificar a imagem criada até agora nas telas. Como fez Chris Hemsworth quando encarnou um Thor gordo e bêbado, Pine está barbudo, cabeludo e meio boboca em O Cara da Piscina (Poolman), sua estreia na direção e roteiro (co-escrito com Ian Gotler). Com um idealismo ingênuo, o seu Darren Barrenman lembra o protagonista de O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998). Não só na aparência, mas principalmente porque Pine imita o humor ácido de Joel e Ethan Coen. Mas a comédia maluca com personagens marginais do aqui estreante está muito distante ainda da qualidade dos irmãos cineastas.
Tem sido habitual, infelizmente, encontrar nos créditos iniciais o melhor que o filme tem a oferecer. Isso acontece aqui, quando o protagonista faz jus ao título e limpa a piscina, do minúsculo condomínio onde mora, com o requinte de um artista. A trilha sonora erudita ajuda a compor esse quadro, que é uma metáfora de seu objetivo de vida. Seguindo o exemplo de sua ídola Erin Brockovich, Darren quer contribuir para um mundo melhor. Mas, na prática, seus atos são inócuos, resumem-se a apresentações quase diárias de petições ao conselho municipal, nunca atendidas.
Em sequência a essa abertura estimulante, entra uma chatíssima conversa na cama entre Darren e sua namorada por conveniência (ela é moradora do condomínio) Susan, vivida por Jennifer Jason Leigh ao natural, sem maquiagem. Filmada só com uns três planos, a cena fica contagiada pelo tédio que a mulher sente nesse relacionamento. A falta de interesse pelo que se passa na tela continua no restante do longa, com um ou outro despertar por conta da vivacidade de Danny DeVito, que interpreta outro morador do local, Jack Denisoff, casado com Diane (Annette Bening).
Chinatown, 50 anos depois
A trama copia e ao mesmo tempo homenageia (porque cita literalmente) Chinatown (1974), de Roman Polanski. Uma misteriosa mulher, June del Rey (DeWanda Wise), contrata Darren para desmascarar um caso de corrupção na prefeitura de Los Angeles, e acaba descobrindo uma trama que envolve o abastecimento de água da região. Parte da graça viria dessa quase paródia, mas o humor ácido aqui não funciona. O protagonista acaba se dando bem, e por acaso, ganha reconhecimento pelo que sempre foi seu objetivo: melhorar sua cidade. Na verdade, nem merecia, pois ele era apenas uma peça passiva de um plano maior. Já Chris Pine se livra de ter uma faceta única de galã, mas também de ser sinônimo de grandes bilheterias.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Cara da Piscina | Poolman | 2023 | 100 min | EUA | Direção: Chris Pine | Roteiro: Chris Pine, Ian Gotler | Elenco: Chris Pine, Jennifer Jason Leigh, Danny DeVito, Annette Bening, Stephen Tobolowsky, John Ortiz, DeWanda Wise, Robert Pine, Clancy Brown, Aflamu Johnson.
Distribuição: Diamond Films.
Assista ao trailer em: https://youtu.be/HmUR2Frzt60?si=9b9WOfrsXUrJ5Zou