O drama alemão O Caso Collini, baseado no best-seller de Ferdinand von Schirach, estreia dia 19 de novembro nos cinemas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Santos, Cotia, Botucatu, Salvador, Porto Alegre, Vitória e Belo Horizonte.
No filme, o jovem advogado Caspar Leinen é nomeado pelo tribunal para defender o suspeito em um caso de assassinato espetacular. Mas ele desenterra um dos maiores escândalos jurídicos de todos os tempos, uma terrível herança nazista.
No elenco, estão Elyas M’Barek, Alexandra Maria Lara e Franco Nero, entre outros.
O Caso Collini é dirigido por Marcos Kreuzpaintner, criador e diretor da série Beat, lançada na Amazon Prime. Sobre o sucesso do seu longa-metagem, que foi a produção alemã que mais atraiu espectadores na Alemanha em 2019, o cineasta de 42 anos comenta:
“O fato de termos provado com este filme que mesmo um drama judicial referente a um caso histórico pode ainda funcionar no cinema se for devidamente produzido, encenado e com um elenco de destaque é o que me faz mais feliz”.
E Kreuzpaintner acrescenta: “Talvez isso dê esperança a todos aqueles que, de outra forma, tenderiam a ser pessimistas sobre o futuro da indústria do cinema”.
O diretor é celebrado por trazer uma renovação ao cinema de seu país, com influências dos norte-americanos. Seu filme Tempestade de Verão (2004) estreou em Toronto, e foi lançado em cinemas nos EUA e na Coreia do Sul.
Kreuzpaintner se aproximou do compatriota Roland Emmerich, que se tornou seu mentor, apoiando-o como produtor. Com esse empurrãozinho, estreou em Hollywood com Desaparecidos (2007), um drama sobre tráfico humano.
O cineasta mantém, desde então, um ritmo de trabalho rápido: “Quando me interesso por um projeto, costumo pensar comigo mesmo: vá em frente, quem sabe quais possibilidades haverá daqui a alguns anos”, explica o diretor, que ocasionalmente realiza filmes ou comerciais para televisão e há muito sonha realizar um filme biográfico sobre Rainer Werner Fassbinder.
Marco Kreuzpaintner agora se estabeleceu, pelo menos temporariamente, na Inglaterra, para o trabalho em uma nova série da AMC, Soulmates, estrelada por Malin Akerman e criada por William Bridges e Brett Goldstein. “Prefiro uma produção internacional que tenha alguma relação com a Alemanha. E já estou trabalhando em algumas coisas”.
Obs: Trecho sobre o diretor divulgado pela distribuidorea A2 Filmes, em colaboração com German Film (texto de Patrick Heidmann, tradução de André Cavallini).
Ficha Técnica:
O Caso Collini
Alemanha | 2019 | 123 min. | Suspense, Drama
Título Original: Der Fall Collini | The Collini Case
Direção: Marco Kreuzpaintner
Roteiro: Robert Gold, Jens-Frederik Otto e Christian Zübert, adaptado do romance de Ferdinand von Schirach
Elenco: Elyas M’Barek, Alexandra Maria Lara, Franco Nero, Heiner Lauterbach, Stefano Cassetti, Manfred Zapatka, Jannis Niewöhner, Rainer Bock.
Distribuição: A2 Filmes
Lançamento nacional: 19 de novembro de 2020.