Pesquisar
Close this search box.
O Cheiro do Ouro (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

O Cheiro do Ouro

Avaliação:
4/10

4/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

O filme francês O Cheiro do Ouro (CASH) nem cheira nem fede.

Em seu trecho inicial, O Cheiro do Ouro até dá a esperança de que será um filme estiloso. Traz a narração do protagonista Daniel (Raphaël Quenard) contando, rapidamente, sua história, em tom de sarcasmo. Como todos os moradores da pequena cidade no interior da França em que nasceu, Daniel faz parte da classe baixa da sociedade, que só tem uma família no alto da pirâmide: os Breuils, donos da grande empresa de perfumes do local. A contragosto, Daniel também precisa trabalhar para os Breuils, não obstante sua vocação empreendedora.

Logo Daniel descobre uma forma de ser empreendedor dentro da Breuils. Mas é um negócio ilegal, e consiste no desvio de mercadoria para venda no paralelo. Tudo parece fácil demais, e isso se torna recorrente na trama, inclusive sendo um dos pontos negativos do filme. A desculpa não cola: segundo o enredo, o amigo de Daniel, Scania (Igor Gotesman), sempre consegue alguém que resolve os problemas, seja de recurso de mão-de-obra ou de locais disponíveis. Obviamente, o plano começa a dar errado, colocando em risco os envolvidos. Porém, nem essa virada é suficiente para comover o espectador.

Além das soluções fáceis da trama, os personagens não agradam. São superficiais, amorais e ainda antipáticos. E os realizadores nem aproveitam a possibilidade de se aprofundar no romance entre Daniel e Virginie (Agathe Rousselle), que poderia gerar mais empatia e dramaturgia.

Jérémie Rozan

O diretor e roteirista Jérémie Rozan vem do mundo dos videoclipes e alguns trabalhos para a TV. Portanto, sabe captar imagens com competência. O que lhe falta aqui é senso narrativo, ou seja, usar os recursos audiovisuais para contar a história. Faz o contrário. Abusa de trilha sonora padrão que irrita ao invés de agregar clima às cenas. Parece buscar o ritmo frenético do cinema de Adam McKay, mas os movimentos de câmera e a narrativa onipresente não acrescentam nada ao enredo pífio. O resultado é um filme sem tempero, daqueles que nem nos lembramos direito no dia seguinte.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Cheiro do Ouro | CASH | 2023 | 95 min | França | Direção e roteiro: Jérémie Rozan | Elenco: Raphaël Quenard, Igor Gotesman, Agathe Rousselle, Antoine Gouy, Youssef Hajdi, Grégoire Colin, Nina Meurisse, Bruno Lochet, Laure Sirieix, Stéphan Wojtowicz.

Onde assistir:
O Cheiro do Ouro (filme)
O Cheiro do Ouro (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo