Stuart Gordon, diretor de clássicos do terror dos anos 1980, morreu ontem, dia 24 de março, aos 72 anos devido a falência múltipla de órgãos.
Gordon começou sua carreira no cinema dirigindo o aterrorizante A Hora dos Mortos-Vivos (Re-animator) em 1985, logo seguido por Do Além (From Beyond, 1986), realizado com o mesmo elenco principal.
Fora do gênero terror, Gordon se destaca por ser coautor da estória de Querida, Encolhi as Crianças (Honey, I Shrunk the Kids) em 1989, que escreveu ao lado de Brian Yuzna, com quem trabalhou em Do Além e que viria a dirigir A Noiva do Re-animator (Bride of Re-Animator), e de Ed Naha.
A atriz de A Hora dos Mortos-Vivos, Do Além e Herança Maldita, Barbara Crampton, publicou em seu perfil no Instagram uma declaração em homenagem a Stuart Gordon:
“Para alguém que escreveu e dirigiu contos sombrios, ele era uma pessoa das mais felizes e alegres. Havia humor nos assustadores pontos dentro de você e ele sempre procurava por isso e destacava tanto o medo como a diversão. Ele entendia a natureza humana e no estúdio ele sempre forçava e encorajava você gentilmente para atuar uma cena com o máximo de profundidade e coragem que você conseguisse reunir.”
“Sou grata por ele ter me chamado tantas vezes para trabalhar com ele. Feliz por nossa amizade através dos anos e por sua habilidade de sempre nos fazer olhar mais profundamente e sorrir para nós mesmos enquanto visava o inimaginável e o que não conseguimos conhecer. Ele era bom e firme e muito talentoso. Fãs, amigos e familiares vão sentir tremenda saudade dele.”, completa Crampton.