Depois de passar por vários festivais, O Conto das Três Irmãs estreia no circuito comercial brasileiro diretamente no streaming (Now e Vivo Play) no dia 15 de outubro.
O terceiro filme do diretor turco Emin Alper recebeu indicações aos prêmios de melhor filme e melhor atriz (Cemre Ebuzzyia) no Festival de Berlim. Além disso, foi exibido no Festival de Sevilha e no Festival de Jerusalém.
No Festival de Istambul, O Conto das Três Irmãs levou os prêmios de melhor filme, direção, atriz (para as 3 atrizes que interpretam as irmãs) e trilha sonora. Venceu como melhor direção no Festival de Sarajevo, e recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Bruxelas do Cinema Mediterrâneo. No Brasil, o longa foi selecionado para o Festival Itaú Play, em junho deste ano.
A estória das irmãs Reyhan
Essa coprodução Turquia/Alemanha/Holanda/Grécia conta uma estória que se passa na Anatólia Central, Turquia. As três irmãs Reyhan, Nurhan e Havva, que foram enviadas para famílias ricas da cidade como “beslemes” (filha adotiva e empregada doméstica), na esperança de melhorar suas vidas, são obrigadas a voltar para a casa de seu pai, em uma antiga aldeia nas montanhas, por diferentes motivos. Elas desejam retornar para a cidade o mais rápido possível, mas para isso ser alcançado dependerá das táticas de solidariedade, competição e das decisões dos homens em volta delas. As três buscam se apoiar, enquanto sonham com uma vida melhor.
O diretor Emin Alper explica o contexto do seu filme: “A posição social de um ‘besleme’ tradicional não se assemelha a um servo no sentido europeu, nem uma adoção em seu verdadeiro sentido, mas algo entre os dois. Em contraste com um servo, um ‘besleme’ é realmente considerado um membro da família e aborda as pessoas para quem ela trabalha como mãe e pai, mas cuja tarefa é sempre de trabalhar como criado e cuidar das crianças.”
E complementa: “Mesmo que a posição do ‘besleme’ seja melhor do que a de um servo, ela carrega implicações mais difíceis, confusas, conflitantes e dolorosas. Apesar disso, tornar-se ‘besleme’ pode ser uma boa oportunidade para uma moça pobre. Apresenta um caminho para escapar das condições arcaicas da aldeia e de possivelmente arranjar um casamento vantajoso com alguém da cidade.”
“A psicologia dos ‘beslemes’ sempre me pareceu interessante, pois envolve um conflito rígido e ambivalente. A maioria dos ‘beslemes’ sentem-se desajustados em seus novos locais na cidade e nunca se sentem em casa, porém nunca desejam retornar à sua pobreza antiga e, assim, ficam presos em uma espécie de purgatório.”, justifica o diretor.
Elmin Alper
Emin Alper nasceu em 1974 em Ermenek, Karaman. Formado em Economia e História na Universidade Bogazici de Istambul, Alper é PhD em História Turca Moderna. Seu primeiro filme, Beyond The Hill (2012), recebeu inúmeros prêmios incluindo o Caligari Film Prize no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Filme no Asia Pacific Awards. Seu segundo filme, Frenzy (2015) ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza. Além da carreira cinematográfica, Emin Alper ensina história moderna no Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Técnica de Istambul.
“O Conto das Três Irmãs não só examina a desigualdade social, a busca por saídas, esperanças e expectativas vinculadas a novos ambientes, mas também a desesperança e falta de oportunidades que pessoas pobres, em particular, vivenciam. Meu objetivo é falar sobre essas emoções através da história de três irmãs em uma aldeia turca. Não é uma história específica que ocorre em uma localidade limitada, e sim uma universal, já que seres humanos constantemente encontram situações sociais semelhantes e emoções em várias regiões geográficas e diferentes contextos. Ao contar essa história quero falar sobre a pobreza esmagadora, bem como desejos e esperanças de fuga e mudança.”, ressalta o cineasta.
Sentimentos ambivalentes
“A ambivalência emocional, emanando da conflitante posição social das moças, permeia toda a estória e todos os personagens.”, acrescenta Emir Alper. “O humor das irmãs muda rapidamente de amor, carinho e solidariedade a um sentimento de intensa competição e ciúme. A competição, resultado do desejo de uma vida melhor, anda de mãos dadas com um sentimento de amor uma pela outra e um nunca ofusca completamente o outro. O sentimento de transitoriedade domina as irmãs.”
“O humor e sentimentos ambivalentes não é só visto entre as irmãs, mas também em quase todos os personagens. Todos os personagens não são nem bons nem maus. As condições em que vivem são severas e às vezes os forçam a se comportar brutalmente, mas todos são igualmente vulneráveis e tem um coração sensível. Suas vidas são desafortunadas e estão presos em condições desfavoráveis, no entanto, eles não são meramente brinquedos do destino. Suas vidas são também trágicas, no sentido de que eles mesmos têm falhas trágicas e compartilham dessa responsabilidade no sofrimento e na queda.”, finaliza o diretor.
Trailer:
Ficha técnica:
Título nacional: O Conto das Três Irmãs
Título original: Kız Kardeşler
País de origem: Turquia/Alemanha/Holanda/Grécia
Ano de lançamento: 2019
Duração: 108 minutos
Gênero: Drama
Elenco:
Cemre Ebüzziya …………………………………………………………………….. Reyhan
Ece Yüksel …….…..…………………………………………………………………… Nurhan
Helin Kandemir …………………………………………………………………….. Havva
Kayhan Açikgöz ……..……………………………………………………………… Veysel
Müfit Kayacan ………………………………………………………………………. Şevket
Kubilay Tunçer ……………………………………………………………………… Necati
Hilmi Özçelik ……………………………………………………………………….. Chefe Da Aldeia
Başak Kivilcim Ertanoğlu ………………………………………………………… Hatice
Equipe:
Escrito e Dirigido Por ………………………………………………………………. Emin Alper
Produzido por ………………………………………………………………………… Nadir Öperli, Muzaffer Yildirim
Coprodutores ………………………………………………………………………… Jonas Dornbach, Janine Jackowski, Maren Ade, Stienette Bosklopper, Yorgos Tsourgiannis, Lisette Kelder, Enis Köstepen
Produtores Associados ……………………………………………………………. Alexander Bohr, Nikos Moutselos, Engin Palabiyik
Direção de Fotografia ……………………………………………………………… Emre Erkmen
Música Original …………………………………………………………………….. Giorgos Papaioannou, Nikos Papaioannou
Montagem …….…………………………………………………………………….. Çiçek Kahraman
Elenco ………….……………………………………………………………………. Ezgi Baltaş
Designer de Produção ………………………………………………………… Ismail Durmaz
Direção de Arte ………………………………………………………………….. Osman Çankirili
Som ………………………………………………………………………………….. Marcel De Hoogd
Diretor de Produção …………………………………………………………… Selim Güntürkün
Figurino …………………………………………………………………………….. Alceste Tosca Wegner
Maquiagem ……………………………………………………………………….. Esma Keskin
Designer de Som ……………………………………………………………….. Jos Van Galen
Produção …………….……………………………………………………………. Liman Film (Turquia), Nulook Production (Turquia)
Coprodução …………….………………………………………………………… Komplizen Film (Alemanha), Circle Films (Holanda), Horsefly Productions (Grécia)
Distribuição Nacional …………………………………………………………. Supo Mungam Films