O excesso de estilismo prejudica o suspense do filme O Crime da Gávea.
Paulo volta do trabalho para casa de madrugada e encontra a esposa morta. Apesar de ser um marido infiel, ele não aceita a solução oficial da polícia e investiga por conta própria para solucionar o crime.
A estória de O Crime da Gávea não traz nada de novo, mas já rendeu vários filmes bons, principalmente dentro do gênero film noir. O caso relata um assassinato em que o marido é ao mesmo tempo investigador e suspeito. A resposta desse mistério nem ele próprio sabe ao certo, principalmente porque mantinha um caso com uma amante.
Análise do filme
O Crime da Gávea possui narração em off feita pelo protagonista. Dessa forma, isso o aproxima do gênero policial citado acima. Porém, ele foge do tom melancólico e confessional do detetive durão. Pelo contrário, aposta num texto literário que soa frio demais.
Por um lado, o filme se mantém dentro do universo espacial do personagem principal. Assim, procura refletir seu estado mental confuso com uma fotografia esmaecida, em tons marrons, com imagens desfocadas, luzes estouradas e muito uso de planos detalhes. Na verdade, é um risco manter esses efeitos durante todo o tempo, inclusive porque a constante exposição a uma anormalidade acaba por diminuir seu impacto. De fato, aqui acaba cansando o espectador.
Além disso, há também uma recorrência exagerada de imagens do passado, antigo e recente, repetidas muitas vezes. Por exemplo, assistimos inúmeras vezes a imagem da esposa morta no chão no momento em que a encontram, ou dos amantes se beijando no parque. Como alternativa, seria interessante se, a cada repetição, um detalhe a mais fosse revelado ao público. Mas, não é isso que acontece.
Por fim, uma conclusão bombástica na conclusão poderia fazer o espectador relevar esses problemas. Contudo, com o seu final aberto, que não se encaixa num filme de mistério (ou whodunit), a frustração é total. Aliás, é o mesmo que ler um livro de Agatha Christie e perceber no final que as últimas páginas foram arrancadas.
Ficha técnica:
O Crime da Gávea (2017) Brasil. 78 min. Dir: André Warwar. Rot: Marcílio Moraes. Elenco: Roberto Birindelli, Ricardo Duque, Aline Fanju, Silvio Guindane, Simone Spoladore, Celso Taddei.