Indicado ao Urso de Ouro do 69º Festival de Berlim, o longa-metragem O Chão Sob Meus Pés entrou nessa semana no circuito do streaming no Brasil (no NOW e no VIVO PLAY).
O drama austríaco traz a história de Lola (Valerie Pachner), uma consultora de negócios com trabalho incessante, que gerencia sua vida pessoal com a mesma eficiência implacável que usa para otimizar margens de lucro. Ela mantém em segredo seu relacionamento com sua chefe Elise (Mavie Hörbiger), bem com o a existência de sua meia-irmã mais velha, Conny (Pia Hierzegger), que sofre de esquizofrenia paranoica. Entretanto, quando recebe a notícia de que sua irmã tentou suicídio, se vê obrigada a incluí-la em seu cotidiano. A nova rotina faz Lola começar a perder o controle sobre a realidade.
CLIQUE AQUI para ler a crítica do filme.
O Chão Sob Meus Pés é dirigido por Marie Kreutzer. Nascida em Graz, na Áustria, em 1977, Marie estudou roteiro na Academia de Cinema de Viena. Seu primeiro filme, The Fatherless, estreou no Festival de Berlim no Panorama Especial em 2011, recebendo Menção Especial por “Melhor Primeiro Longa Metragem”. Seu segundo filme, Gruber Is Leaving, de 2015, foi nomeado para o Prêmio de Cinema Austríaco e recebeu Menção Especial como “Melhor Filme” no Festival de Zurique. Em 2016, seu terceiro filme We Used To Be Cool também estreou no Festival de Zurique em competição.
Seu novo filme, O Chão Sob Meus Pés, além da indicação no Festival de Berlim, venceu os seguintes prêmios: Prêmio MAGUEY de Melhor Atuação (Valerie Pachner) no Festival de Guadalajara, Melhor Atriz (Valerie Pachner) no German Screen Actors Awards e Melhor Atriz Coadjuvante (Pia Hierzegger) no Austrian Film award.
O filme esteve presente no Festival Mix Brasil e no Festival do Rio.
Segundo a diretora Marie Kreutzer, inconscientemente, Lola foi inspirada na personagem de Marnie, Confissões de uma Ladra, de Alfred Hitchcock. “O que elas têm em comum é sua independência, sua maneira de viver sem precisar confiar em ninguém, recusando a ver sua própria escuridão. Elas estão totalmente sozinhas e isso as tornam personagens muito comoventes e vulneráveis, ao mesmo tempo em que são ‘difíceis’. Na verdade, o filme de Hitchcock me fez decidir que Lola seria loira., observa Marie.
E acrescenta: “Não posso dizer muito sobre ‘criar’ Lola porque ela simplesmente estava lá. Ela é tantas mulheres que eu já vi. Na verdade, mulheres com as quais estou pessoalmente muito irritada. Todas nós lutamos por perfeição a todo tempo e é doentio. E aquelas que parecem negar o fato de que é uma luta, essas são as mulheres que me irritam e fascinam ao mesmo tempo.”
A diretora fala sobre o trabalho da atriz Valerie Pachner, conhecida por seu papel protagonista em Uma Vida Oculta, filme mais recente de Terrence Malick. “O que gostei de Valerie foi que ela me pareceu ser uma pessoa totalmente com os pés no chão, diferentemente de Lola. Ela é uma pessoa calorosa, e eu buscava por este contraste. Não há nada inseguro sobre Valerie, ao menos nada que eu pudesse ver! Ela é tão “aqui”, o que não é o que faz atrizes e atores serem bons, mas era algo tão diferente de Lola, as quais os pensamentos nunca são onde seus pés estão. Não precisei trabalhar muito! Às vezes eu fazia algo diferente entre as tomadas, porque ela era tão boa que eu não precisaria de uma segunda. Eu a deixei tentar outro subtexto ou ouvi seus pensamentos, sabendo que já tinha tudo o que precisava.”
Perguntada sobre as interpretações diferentes que o roteiro de O Chão Sob Meus Pés permite, Marie Kreutzer declara: “Imprevisibilidade é importante. Não apenas por conta do suspense, mas também do sentimento que isso dá a você, espectador, de nunca realmente saber COMO a história te é contada. Ninguém pega a sua mão e te mostra o que pensar. Um ator que viu o filme achou o final indeciso, mas para mim foi importante deixar o espectador decidir. Para mim, o final é absolutamente claro.”
Trailer: https://youtu.be/HGYJBkgo2-M
FICHA TÉCNICA
“O Chão Sob Meus Pés”| Der Boden unter den Füßen
Lançamento: 08/10/2020
Onde: NOW e VIVO PLAY
Produção: Áustria, 2019| 108 minutos
Gênero: Drama/Suspense
Classificação Indicativa: 14 anos
Elenco
VALERIE PACHNER …………………………………………………………………….. Lola
PIA HIERZEGGER …..………………………………………………………………….. Conny
MAVIE HÖRBIGER …………………………………………………………………….. Elise
MICHELE BARTHEL ……..……………………………………………………………. Birgit
MARC BENJAMIN …………………………………………………………………….. Sebastian
AXEL SICHROVSKY ………………………………………………………………….. Herr Bacher
DOMINIC MARCUS SINGER …………………………………………………… Jürgen
MEO WULF ………………………………………………………………………………… Clemens
Equipe
Escrito e dirigido por ………………………………………………………….. MARIE KREUTZER
Produtores ……………………………………………………………………….. ALEXANDER GLEHR, FRANZ NOVOTNY
Produção executiva …………………………………………………………… JOHANNA SCHERZ
Direção de fotografia ………………………………………………………… LEENA KOPPE
Montagem ………………………………………………………………………. ULRIKE KOFLER
Direção de Arte ……………………………………………………………….. MARTIN REITER
Música original ……………………………………………………………….. KYRRE KVAM
Figurino ………….……………………………………………………………… MONICA BUTTINGER
Maquiagem …………………………………………………………………… MAIKE HEINLEIN
Som ……………………………………………………………………………… ODO GRÖTSCHNIG, BERNHARD MAISCH
Designer de Som …………………………………………………………… VERONIKA HLAWATSCH
Diretor de Produção ……………………………………………………… GOTTLIEB PALLENDORF
Elenco ………….……………………………………………………………… RITA WASZILOVICS
Produção …………………………………………………………………….. NOVOTNY & NOVOTNY FILMPRODUKTION
Distribuição nacional ……………………………………………………. SUPO MUNGAM FILMS